Internacional: em busca de um recorde antigo

Jogar no Beira-Rio contra o Internacional é difícil. Mais do que apenas explanar a frase, o time mostra isso dentro de campo no Campeonato Brasileiro. Até aqui, são dez jogos, com sete vitórias e três empates. Invencibilidade em seus domínios que somente mais dois times possuem até aqui na competição: São Paulo (oito triunfos e dois empates) e Chapecoense (quatro vitórias e cinco empates).

Mas, nesta edição do nacional, o Colorado vem mostrando outra faceta bem positiva: o de visitante indigesto. Em 11 partidas fora de casa, a equipe soma cinco vitórias, três empates e três derrotas. Segundo melhor aproveitamento atrás apenas do São Paulo (cinco triunfos, quatro igualdades e dois reveses). Além disso, já são três duelos seguidos nessa condição em que o clube somou os três pontos – contra Atlético-MG (1 a 0), Fluminense (3 a 0) e Bahia (1 a 0). Caso vença o Cruzeiro na próxima rodada, válida pela 22ª, o Internacional vai igualar um recorde que há tempos não acontece. Desde 1980 o time não ganha quatro seguidas fora de casa. A úlitima vez que os comandados de Odair Hellmann foram derrotas longe do Beira-Rio foi no dia 26 de junho (2 a 1 para o América-MG, no Independência).

Três vitórias seguidas não é novidade contando a partir de 2003, quando o Brasileiro começou a ser disputado nos pontos corridos. Aconteceu em 2005 – 3 a 1 no São Paulo, 4 a 2 no Vasco e 2 a 1 no Paysandu – e em 2006 – 2 a 0 na Ponte Preta, 1 a 0 no Botafogo e 1 a 0 no Grêmio. Nas duas ocasiões, o Colorado terminou como vice-campeão.

Para o duelo contra o Cruzeiro, o treinador Odair Hellmann não poderá contar com o zagueiro Rodrigo Moledo, suspenso – Emerson Santos entra em seu lugar. No ataque, a dúvida é entre Leandro Damião, recuperado de lesão, e o uruguaio Jonathan Álvez.

Assim, o Internacional deve ir a campo com: Marcelo Lomba; Zeca, Emerson Santos, Víctor Cuesta e Iago; Edenílson e Rodrigo Dourado; Nico López, Patrick e William Pottker; Jonathan Álvez (Leandro Damião).

Sequência de quatro vitórias seguidas foram de casa em 1980:

2ª fase: (Grupo G) – Atlético-GO 1 x 4 Internacional
2ª fase: (GRupo G) – Atlético-MG 1 x 2 Internacional
2ª fase: (Grupo G) – Bahia 1 x 3 Internacional
3ª fase: (Grupo N) – Guarani 1 x 2 Internacional

 

Deixe um comentário