Fifa The Best: Modric é eleito o melhor jogador do mundo

Acabou o reinado de Cristiano Ronaldo/Messi, que não ficou no top-3, depois de 10 anos de hegemonia. O croata Luka Modric superou o português, que sequer marcou presença na cerimonia, dando indícios de que não serie eleito, e levou a melhor também contra o egípcio Mohamed Salah. Desde 2007, com Kaká, que um jogador não sendo CR7 e Messi não conquistava o prêmio.

– Obrigado aos meus fãs do mundo inteiro pelo apoio. Fico feliz pelo apoio que me deram desde sempre. Gostaria de agradecer aqueles que votaram por mim. Gostaria de mencionar o meu ídolo do futebol, capitão da Croácia na Copa de 1998, em nossa primeira participação, quando ganharmos o terceiro lugar. Aquele time mostrou que poderíamos conquistar coisas grandes e, por sorte… Tivemos a sorte de ser a mesma coisa para as próxima gerações. E mostramos que o sonho pode ser realidade, disse Modric.

Na temporada, o croata foi bem pelo seu clube, o Real Madrid, ao levar a Liga dos Campeões, e também pela seleção, inclusive sendo vice-campeão da Copa do Mundo e eleito o melhor jogador do Mundial, na Rússia.

Melhor Goleiro

Após levar o prêmio de Luva de Ouro da Copa do Mundo de 2018, o goleiro belga Cortois também foi eleito o melhor da temporada pela Fifa. Ele disputou com o francês Hugo Lloris e o dinamarquês Kasper Schmeichel. O brasileiro Jackson Follmann (um dos sobreviventes da tragédia da Chapecoense) foi quem entregou o troféu ao jogador – o holandês lendário Edwin van der Sar também estava no palco.

Courtois atuou pelo Chelsea na última temporada, antes de se transferir para o Real Madrid, e ajudou a Bélgica a terminar em terceiro lugar na Copa do Mundo na Rússia.

Equipe FifPro

Dois brasileiros integram a seleção da temporada 2017/18: o lateral-direito Daniel Alves e o esquerdo, Marcelo. Ambos entram no time pela quarta vez seguida. O Real Madrid é a equipe com mais integrantes, cinco. Ronaldinho Gaúcho, eleito duas vezes o melhor jogador do mundo, e Michael Ballack foram quem fizeram as premiações. Confira os 11 ideias:

Goleiro: David de Gea (Manchester United)

Zagueiro: Raphael Varane (Real Madrid)

Zagueiro: Sergio Ramos (Real Madrid)

Lateral-esquerdo: Marcelo (Real Madrid)

Volante: N’Golo Kanté (Chelsea)

Meia: Luka Modric (Real Madrid)

Meia: Eden Hazard (Chelsea)

Atacante: Lionel Messi (Barcelona)

Atacante: Kylian M’Bappé (Paris Saint-Germain)

Atacante: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Juventus)

Melhor treinador

O comandante da França Didier Deschamps levou o prêmio de melhor técnico, superando o compatriota Zinedine Zidane, ex-Real Madrid e atualmente sem clube, e o croata Zlatko Dalic, que comandou a seleção de seu país na Copa do Mundo. Deschamps foi campeão do Mundial na Rússia e foi anunciado como vencedor por Arsene Wenger, ex treinador do Arsenal.

– Gostaria inicialmente de felicitar o Zinedine (Zidane) e o Zlatko (Dalic), que também mereciam ganhar este prêmio. Queria agradecer o meu presidente, que deu confiança para eu trabalhar de maneira tranquila e serena. O papel de selecionar e ser técnico é importantre, mas sabemos que não somos nada sem os jogadores. Queria felicitar os jogadores, o desempenho deles. Isso me permitiu ganhar o troféu esta noite. Queria também juntar a isso o conjunto da minha equipe que me acompanha no dia a dia, os meus auxiliares, que também estão aqui esta noite. E queria também compartilhar finalmente esse troféu com a minha esposa e meu filho, que estão sempre ao meu lado nos bons momentos e nos ruins. Tenho muito orgulho de receber esse prêmio, declarou o francês.

Prêmio Puskas (gol mais bonito do ano)

Mohamed Salah não foi eleito o melhor jogador do mundo, mas levou o prêmio com o gol mais bonito da temporada, eleito por votação popular. O tento escolhido foi marcado contra o Everton, em clássico de Liverpool, em dezembro do ano passado.

Futebol Feminino

A brasileira Marta, do Orlando Pride, foi eleita a melhor jogadora do mundo pela sexta vez em sua carreira – já havia vencido em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. Assim, ela é a que tem o maior número de prêmios juntando o futebol de ambos os sexos. Venceu a disputa nesta temporada contra a norueguesa Ada Hegerberg e a alemã Dzsenifer Marozsan, as duas do Lyon.

– Eu realmente estou sem palavras, pois é um momento fantástico. As pessoas falam: você já foi tantas vezes e se emociona sempre. Sim, faço isso porque representa muito para mim, declarou a brasileira.

Como melhor treinador, Reynald Pedros (campeão nacional e da Liga dos Campeões pelo Lyon) foi o escolhido e bateu Asako Takakura (Japão) e Sarina Wiegman (Holanda).

Deixe um comentário