Safernet cria campanha para valorizar os ‘heróis’ e ‘heroínas’ de Suzano

Notícias – A Safernet, uma conhecida associação civil de direito privado, uma organização não-governamental que atua na segurança dentro da Internet, criando espaços seguros na web, livre de preconceitos, discriminações e crimes, lançou recentemente uma campanha chamada #EscolhaContarAHistóriadosHeróis, relaciona ao massacre ocorrido na escola em Suzano.

Um dos elementos mais duramente e corretamente criticados por uma série de pessoas e alguns veículos de mídia foi justamente a cobertura efetuada por certos jornais televisivos e portais de notícias a respeito desse ataque em Suzano.

Muitos portais noticiaram o massacre em Suzano fazendo uma abordagem equivocada e perigosa, focando excessivamente na figura dos atiradores responsáveis pelo atentado. Foi divulgada não só a identidade deles, mas foram também exibidas as fotos postadas pelos mesmos, enfim, uma quantidade massiva de informações a respeito dos responsáveis pela tragédia.

Você também pode se interessar por:

De acordo com uma pesquisadora americana e uma série de outros especialistas, tal abordagem é errada e incrivelmente perigosa. Essa exposição em excesso dos atiradores acaba fornecendo justamente o que eles queriam: fama e notoriedade.

Contudo, além dessa grava falha em si, uma terrível consequência pode se seguir a esse fato: justamente o fato de proporcionar, ainda que involuntariamente, fama e notoriedade aos atiradores, isso dá o incentivo que outras pessoas possam querer para cometer atos semelhantes.

Na contramão desse movimento, alguns internautas começaram a divulgar histórias e casos sobre alguns dos sobreviventes do massacre em Suzano que realizaram atos que ajudaram a não apenas salvar a própria vida, mas a de outras pessoas.

A SaferNet fez uma espécie de compilação de algumas dessas histórias desses verdadeiros heróis e heroínas de Suzano e divulgou-as nas redes sociais.

Veja abaixo algumas das postagens da SaferNet sobre a campanha #EscolhaContarAHistóraDosHeróis:

Fontes das imagens: página da SaferNet no Facebook.

 

 

 

Deixe um comentário