Flamengo e o pós-Copa: mais derrotas no período do quem em todo o ano

Até a parada da Copa do Mundo, o Flamengo liderava o Campeonato Brasileiro. Após o período, o primeiro compromisso na competição já era considerado duro: o São Paulo, que brigava com os cariocas pela ponta, no Maracanã. Derrota por 1 a 0, com direito a lei do ex. Everton foi o autor do gol no duelo. Desde então, o time Rubro-Negro sofreu mais derrotas do que o ano todo de 2018.

Esse foi o primeiro dos cinco reveses do time desde o final do Mundial. Antes da pausa no campeonato para a disputa do torneio de seleções, eram apenas quatro derrotas no ano em 35 partidas. A média de gols sofridos também aumentou – foram 14 em 14 jogos, sendo que a equipe os levou em nove deles. Um tento a cada 3,2 finalizações sofridas.

Se contarmos os últimos 17 jogos pré-Copa do Mundo, o Flamengo sofreu apenas cinco gols, não sendo vazado em 14 deles, com uma sequência que chegou a sete partidas sem buscar a bola em suas redes. A média era de um gol a cada 7,4 finalizações sofridas, com 0,29 de média de gols sofridos por jogo.

Com a queda de rendimento fez  com que o treinador Mauricio Barbieri sofresse mais pressão. Seu aproveitamento à frente do time dividido em dois períodos mostra o quão sua equipe caiu de produção. Antes da Copa, ganhou 70% dos pontos disputados. Depois do Mundial somou metade, 50%.

De líder do Brasileiro com quatro pontos de vantagem para o São Paulo, a terceiro, com cinco de desvantagem para o time paulista. Queda nas oitavas de final da Libertadores para o Cruzeiro e com a semifinal da Copa do Brasil diante do Corinthians a disputar. Os próximos compromissos vão determinar o futuro do Flamengo na temporada. O de Barbieri no clube também.

Rever fora contra o Internacional

O sistema defensivo vai ter um desfalque importante para o próximo jogo, diante do Internacional, no Beira-Rio, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Réver vai ser ausência, já que o Flamengo não vai pagar a multa de R$ 1 milhão constatada na cláusula de seu contrato de empréstimo junto ao clube gaúcho.

Além dele, Lucas Paquetá, Cuéllar, Trauco e Diego estão fora. Os três primeiros estão com suas seleções para amistosos internacionais – Brasil, Colômbia e Peru, respectivamente – e o último vai cumprir suspensão.

O Flamengo deve ir a campo contra o Colorado com: Diego Alves; Rodinei (Pará), Léo Duarte, Rhodolfo e Renê; Piris da Motta e William Arão; Éverton Ribeiro, Vitinho e Marlos Moreno; Henrique Dourado (Lincoln).

O jogo acontece nesta quarta-feira, às 21h45.

 

Deixe um comentário