Fagner joga ou não nesta quarta-feira? Entenda a polêmica

Por lesão na coxa esquerda, o lateral-direito Fagner foi cortado dos amistosos da Seleção Brasileira diante dos Estados Unidos e El Salvador. A previsão de retorno do jogador era de três a quatro semanas, mas em 12 dias o atleta voltou a treinar no Corinthians. Estaria apto a jogar contra o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h45, no Maracanã, em duelo válido pela ida da Copa do Brasil? A polêmica é grande.

Tudo começou quando torcedores rubro-negros começaram a compartilhar nas redes socias um trecho (do site Universidade do Futebol) sobre o assunto, com base no regulamento da FIFA:

“A Fifa estabelece que nos casos em que o jogador não queira ou não possa atender a uma convocação, não poderá também, jogar pelo seu clube durante o período de liberação, acrescido, ainda de 5 dias, ou seja, caso o clube não libere o jogador para uma partida amistosa prevista em data oficial, por este estar lesionado, não poderá jogar pelo clube nas 48 horas que antecedem a partida; no dia da partida e 5 dias após esta data.”

Assim, Fagner não poderia entrar em campo contra o Flamengo. Entretanto há duas ressalvas: o anexo I do Regulamento de Status e Transferência de Jogadores da Fifa diz que tal situação só vale, somente, caso o jogador em questão recuse defender a seleção e não por estar lesionado. E o artigo 5 ‘Restrições em Jogos’ diz: “Um jogador que tenha sido chamado por uma associação não está, a não ser que a associação concorde, habilitado a jogar pelo clube no qual está registrado durante o período em que ele foi dispensado e deveria estar na seleção, mais um período adicional de cinco dias”.

Diante do impasse, o departamento jurídico corintiano garantiu que o jogador está apto a atuar. A justificativa é de que Fagner foi desconvocado da seleção no último dia 2. Isso quer dizer que o atleta não faz parte da Seleção no momento e, portanto, sem restrições para jogar.

“Caso o atleta Fagner tenha condições de atuar na próxima quarta-feira, não há impedimento jurídico para que ele entre em campo, devido à desconvocação da seleção”, diz a nota oficial do Corinthians, que também confirmou que enviou exames para a CBF declarando que ele não teria condições de jogar os amistosos – a entidade está de acordo com o que o clube diz e liberou o atleta para entrar em campo.

Apesar de toda a repercussão, a escalação de Fagner não é certa, pois o jogador ainda busca estar em boas condições – mesmo que não seja 100% – para atuar. Mantuan, vem o substituindo, mas saiu com dores na coxa direita no jogo diante do Palmeiras. Caso nenhum dos dois entre em campo, o volante Gabriel deve ser improvisado no setor.

Flamengo pretende denunciar o rival
Caso Fagner entre em campo na quarta-feira, o Flamengo vai denunciar o rival, mesmo com a CBF já tendo emitido a sua posição oficial e liberando o jogador para atuar. A possivel reclamação teria que ser direcionada a Comissão Disciplinar da Fifa.

– Esse assunto recai exclusivamente na competência da Comissão Disciplinar da Fifa. O Corinthians estaria descumprindo um regulamento da Fifa. Portanto, o protocolo é fazer uma denúncia à Comissão Disciplinar da Fifa. Caso a denúncia seja feita ao STJD, dificilmente o órgão no Brasil se dirá competentente para analisar a questão – afirmou Eduardo Carlezzo, , advogado especialista em direito internacional, ao “Redação SporTV”.

Ele ainda complementou ao dizer que a única mão viável para o Flamengo fazer a denuncia seria na tentativa dos cariocas provarem que a lesão do jogador não era de tamanha gravidade como inicialmente divulgado, já que no regulamento da FIFA um atleta só é proibido de jogar “pelo clube nas 48 horas que antecedem a partida (o amistoso contra El Salvador); no dia da partida e 5 dias após esta data.”

– O que o Flamengo pode alegar é que a lesão não era tão grave. Teria que fazer produção de prova mais técnica, prova médica, para mostrar que, na realidade, o laudo estava incompleto. Que realmente superestimou a lesão com finalidade de liberá-lo para jogar. Vai depender de o Flamengo produzir esse laudo. Mas é uma prova difícil de obter, visto que o Fagner é um jogador do Corinthians.

Deixe um comentário