Concurso: Edital abre 168 vagas para prefeitura de São Paulo

Uma ótima oportunidade para quem está de olho nos concursos públicos: a prefeitura de São Paulo abriu 168 vagas em edital divulgado no Diário da União na última terça-feira, 09/10. Organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, a Vunesp, o concurso tem vagas para o nível superior nas áreas de Arquitetura, Agronomia, Engenharia (Civil, do Trabalho e Florestal) e Geologia. O salário inicial é de R$7.032,90, para jornadas de 40 horas semanais. Com inscrições que têm início no dia 15 de outubro, em www.vunesp.com.br, os candidatos devem pagar a taxa de R$82,20 para garantirem a candidatura. Podem concorrer aqueles já graduados nas respectivas áreas e com registro junto aos conselhos regionais de classe.

Há possibilidade de pedir isenção no pagamento da taxa se o candidato atender a um único critério previsto em edital: renda familiar igual ou inferior ao piso salarial vigente no estado de São Paulo. Nesse caso, o pedido deve ser feito até às 17h do dia 16 de outubro pelo próprio endereço eletrônico da organizadora, com a documentação necessária anexada.

As inscrições vão até o dia 12 de novembro e aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 16 de dezembro, em São Paulo, capital. De múltipla escolha, o exame será composto por questões com 5 alternativas de resposta cada sobre conhecimentos gerais (língua portuguesa, raciocínio lógico e matemático, realidade municipal e administração pública) e conhecimentos específicos em cada área. A concordância ou não com o pedido deverá ser indicada no dia 27 de outubro, com possibilidade de recurso nos dias 29 e 30.

Há 5% de vagas reservadas a candidatos portadores de deficiência e também reserva de 20% das vagas para candidatos negros, negras ou afrodescendentes. Aos homens e mulheres transexuais ou travestis, é possível realizar a inscrição com o nome social por meio de um pedido prévio utilizando a ficha disponível nos anexos do edital.

Além da prova objetiva, que será realizada no período da manhã, haverá uma prova dissertativa à tarde e a prova de títulos para definir os candidatos. Entre os títulos acadêmicos que valem para a pontuação, estão inclusos pós-graduação em nível de especialização com carga horária de 360 horas (1 ponto), mestrado na área da vaga (2 pontos) e doutorado na área da vaga (4 pontos).

Atribuições dos cargos

Entre as atribuições destacadas em edital, os concursados deverão realizar coletas de dados, fazer planejamentos e orçamentos, realizar estudos de viabilidade técnica, acompanhar obras, elaborar planos, prestar assistência a outros órgãos, entre outras demandas.

Sobre as habilidades desejadas, serão considerados o nível de compromisso no trabalho; a flexibilidade para lidar com diferentes situações no dia a dia; a habilidade de planejamento e cumprimento de metas e entregas; o trabalho e gestão de equipe, bem como a habilidade interpessoal nas atividades desenvolvidas; a visão sistêmica para atuar de forma particular e integrada, visando as partes e o todo; a criatividade e inovação no sentido de gerar ideias e soluções eficientes; e a habilidade de negociação, para articular ideias e mobilizar pessoas em torno de objetivos em comum.

 

Deixe um comentário