Internacional volta à liderança depois de 811 dias

Depois de tanto tempo o topo novamente. Mais precisamente 811 dias. O Internacional volta a liderar o Campeonato Brasileiro. A última vez havia sido na oitava rodada da edição de 2016, quando o time começou bem, mas caiu de rendimento posteriormente, culminando com a sua primeira queda à Série B na história.

– Representa o fortalecimento de uma ideia. Futebol não se constrói da noite para o dia. Um clube que passa pelo que o Inter passou, não é no primeiro, terceiro mês. Há etapas. A direção respaldou, os jogadores se comprometeram com a ideia, mas você precisa de tempo. Hoje estamos mais consolidados taticamente, com confiança. As vitórias e performances geraram mais confiança para chegarmos mais fortes. Não ocorre por acaso. É um grupo maduro, comprometido, experiente. A liderança é momentânea. Mostra que estamos no caminho, mas não podemos nos acomodar, declaro o treinador Odair Hellmann.

O primeiro lugar do Nacional veio com uma vitória sobre um concorrente direto ao título, o Flamengo. Triunfo por 2 a 1, gols de William Pottker e Rodrigo Dourado, com Vitinho, ex-Colorado, descontando. Esse tento, aliás, tirou a invencibilidade do Internacional, que já durava sete jogos sem buscar a bola em suas redes. Em números: eram 732 minutos sem ser vazado. Por pouco o recorde do campeonato, que pertence ao próprio clube, não foi batido.

A equipe soma apenas uma derrota nos últimos 19 jogos – para o América-MG, por 2 a 1 – com 12 vitórias e seis empates. Ao lado do São Paulo ainda não perdeu como mandante no Brasileiro – sete truinfos e três igualdades. Como visitante tem a segunda melhor campanha, atrás apenas do Tricolor Paulista – cinco vitórias, quatro empates e três derrotas. Além disso, possui a segunda melhor defesa, com 13 gols sofridos – a melhor, do Grêmio, levou 11 – e o quinto ataque mais efetivo, com 30 tentos anotados. À sua frente, Atlético-MG (38), São Paulo e Palmeiras (35) e Flamengo (33).

Campanha de quem realmente merece estar na primeira colocação. O próximo compromisso do time é diante do Grêmio, domingo, às 16h, no Beira-Rio.

Deixe um comentário