Flamengo e Corinthians tiveram queda de rendimento pós-Copa do Mundo

Flamengo e Corinthians tem algo em comum no período pós-Copa do Mundo: seus rendimentos caíram. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira pela ida das semifinais da Copa do Brasil, às 21h45, no Maracanã, em busca de melhores números desde o Mundial.

Os cariocas somam 51 jogos na temporada. Antes da Copa foram 21 vitórias, 10 empates e quatro derrotas, com 52 gols marcados e 19 sofridos – aproveitamento de 69,5%. Depois, o time obteve sete triunfos, três igualdades e seis reveses, com 17 tentos e 16 bolas em suas redes – aproveitamento de 50%. Em 2018, no geral, o rendimento é de 63,3%.

Circunstâncias da queda foram a eliminação na Libertadores para o Cruzeiro, nas oitavas, e o quarto lugar no Campeonato Brasileiro, depois de ser líder por quatro pontos de diferença para os segundos, São Paulo e Atlético-MG, antes da pausa.

Já o Corinthians tem 54 partidas no ano. Antes da Copa foram 18 vitórias, oito empates e 12 derrotas, com 49 gols maarcados e 28 sofridos – aproveitamento de 54,3%. Depois, a equipe obteve sete triunfos, duas igualdades e sete reveses, com 17 tentos e 14 bolas em suas redes – aproveitamento de 47,9%. Na temporada, no geral, o rendimento é de 52,4%.

Assim como o Flamengo, o Timão foi eliminado na Libertadores nas oitavas ao cair para o Colo-Colo. No Brasileiro, antes da Copa, o clube era o décimo. Hoje manteve a posição. Mas, em 12 partidas no pré-Mundial, foram 16 pontos. Pós, são 14 nas mesmas 12.

*Os números são do Espião Estatístico do Globoesporte.com

Jogo desta quarta-feira

O treinador Mauricio Barbieri só vai definir a escalação do Flamengo horas antes do confronto. Isso pelo fato de Lucas Paquetá e Cuéllar retornarem de suas seleções. Caso atuem, o Rubro-Negro terá força máxima – o lateral-direito Rodinei está recuperado de dores na coxa.

Por outro lado, caso sejam ausência, Willian Arão entra na vaga de Paquetá. Para o lugar do colombiano fica a dúvida, já que Piris da Motta, que vem o substituindo no Brasileiro, não foi inscrito na Copa do Brasil. Rômulo seria uma alternativa, mas não tem agradado. No ataque, Uribe e Henrique Dourado brigam por uma vaga.

O treinador Jair Ventura fará mudanças no time titular do Corinthians. O lateral-direito Fagner, o volante Gabriel e o atacante Clayson entram na equipe para as saídas de Mantuan (lesionado), Pedrinho (opção) e Roger (já atuou pelo Internacional na competição). O zagueiro Pedro Henrique, lesionado, é outra ausência. Assim, é possível que o Corinthians entre com três volantes para o duelo – Gabriel, Ralf e Douglas. Jadson seria o único responsável pela criação, com Romero e Clayson à frente, sem centroavante de ofício.

Escalações prováveis:

Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar (Rômulo); Éverton Ribeiro, Lucas Paquetá (Willian Arão), Diego e Vitinho; Uribe (Henrique Dourado).

Corinthians: Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Gabriel, Douglas e Jadson; Romero e Clayson.

Deixe um comentário