Caiu: Maurício Barbieri é demitido do Flamengo

Terminou a passagem de Maurício Barbieri pelo Flamengo. No final da noite de quinta-feira, o agora ex-treinador foi avisado pela diretoria de que ele não fazia mais parte da comissão técnica do time carioca. Assim, ele sequer viajou para a Bahia, onde o Rubro-Negro enfrenta o Tricolor de Aço no sábado, na Arena Fonte Nova, às 21h, em duelo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O clima após a derrota para o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil, onde o Flamengo era favorito para avançar à final e foi eliminado após empate sem gols no Rio de Janeiro e derrota por 2 a 1 em São Paulo, ficou insustentável para o comandante. O presidente Eduardo Bandeira de Melo e o diretor de futebol Carlos Noval, até então favoráveis à manutenção do treinador, mudaram de opinião.

Maurício Barbieri, de 36 anos, deixa a equipe após 39 jogos sob seu comando, com 19 vitórias, 11 empates e nove derrotas. Ele chegou ao clube em janeiro para fazer parte da comissão técnica permanente. Foi alçado ao cargo de técnico quando Paulo César Carpegiani foi demitido depois de ter sido eliminado do Campeonato Carioca nas semifinais para o Botafogo.

Com ele, o time chegou a liderar o Campeonato Brasileiro antes da Copa do Mundo ao abrir quatro pontos de vantagem sob o até então vice-líderes São Paulo e Atlético-MG. Na retomada após o Mundial, no entanto, a equipe teve uma grande queda de desempenho – atualmente é a quarta colocada, com 48 pontos, três a menos que o líder São Paulo. Além disso, foi eliminada nas oitavas de final da Libertadores para o Cruzeiro.

A diretoria do Flamengo agora negócio com Dorival Júnior, principal candidato para ocupar o cargo no restante do ano. O treinador foi quem abriu a gestão do atual presidente Eduardo Bandeira de Melo, em 2013. Ele foi uma herança deixada pela antecessora mandatária Patrícia Amorim. Ficou no cargo por apenas dois meses e meio e deixou o clube com apenas 37 jogos – 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 51,3%.

Após sair do Rubro-Negro, o comandante entrou com uma ação na Justiça do Trabalho cobrando salários atrasados e ganhou a causa com uma indenização milionária. Apesar disso, os dirigentes não enxergam tal acontecimento como empecilho para um eventual acerto.

Jogos do Flamengo até o final de 2018 (todos pelo Campeonato Brasileiro)
29/09 – Bahia x Flamengo
05/10 – Corinthians x Flamengo
13/10 – Flamengo x Fluminense
21/10 – Paraná x Flamengo
25/10 – Flamengo x Palmeiras
03/11 – São Paulo x Flamengo
10/11 – Botafogo x Flamengo
14/11 – Flamengo x Santos
17/11 – Sport x Flamengo
21/11 – Flamengo x Grêmio
24/11 – Cruzeiro x Flamengo
02/12 – Flamengo x Atlético-PR

Deixe um comentário