Fundo do PIS/PASEP começou a ser pago a partir desta quarta pelo BB e Caixa

Começou nesta última quarta-feira dia 08 de agosto o pagamento do Fundo PIS/PASEP a cotistas de todas as idades, que são correntistas do Banco do Brasil (BB) e também da Caixa Econômica Federal. Para os correntistas do BB o fundo liberado é o de servidores públicos (Pasep), já para correntistas da Caixa o fundo liberado é o de contribuintes privados (PIS).

Os valores liberados chegam a um total de R$ 5,5 bilhões, que irão beneficiar cerca de 6,4 milhões de pessoas. Todas estas informações estão sendo divulgadas pelo Ministério do Planejamento. Eles também informaram que todos os cotistas que possuírem contas no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, de acordo com a modalidade de fundo em que tem direito, os valores serão depositados automaticamente.

É preciso porém estar com o cadastro do Fundo PIS/PASEP atualizado, assim não será preciso ir até uma agência para liberar o pagamento. Caso o cadastro esteja desatualizado, será preciso ir pessoalmente até o banco correspondente do benefício para liberar os valores.

Pagamentos e medidas de segurança

Por questões de segurança, os pagamentos que forem realizados automaticamente, serão todos liberados gradualmente no período de até uma semana. Os valores poderão ser consultados nas contas, algo que vem acontecendo desde o último dia 09 de agosto.

É preciso lembrar que o Banco do Brasil é o responsável pelo pagamento do PASEP e a Caixa Econômica Federal pelo dinheiro do PIS. Um atua na área pública e o outro na área privada, respectivamente.

Quem possui direito ao Fundo PIS/PASEP?

Trabalhadores que tiveram carteira assinada entre o período de 1971 e 1988, fazendo parte do setor público, militar ou civil e também da iniciativa privada, contam com o direito de resgate deste fundo. O valor pago para uma grande parcela dos beneficiários é de R$ 1375, mas ele pode variar de acordo com o tempo trabalhado entre este período que o Fundo PIS/PASEP estava ativo. Há quem por alguns motivos já haviam resgatado parte ou o total destes valores, mas ainda sim é indicado verificar se não existe algum direito sobre o fundo.

Em 2017 o Governo Federal começou e liberar o direito a saque do benefício para homens com 65 anos e mulheres com 62 anos. Depois a idade mínima para saque passou a 60 anos, de ambos os sexos. Já a partir do mês de junho deste ano de 2018, o governo começou a liberar o pagamento do fundo para todos os contribuintes, independente da idade, que tenham trabalhado com carteira assinada entre 71 e 88.

Calendário de pagamento do Fundo PIS/PASEP

Nesta semana o pagamento está sendo feito para correntistas do BB e Caixa Econômica Federal. Mas a partir da próxima semana, no dia 14 de agosto os valores poderão ser sacados por todos os cotistas, independente de terem ou não contas nos bancos. Será necessário ir até uma das agências bancárias (responsável pelo fundo correspondente) e efetuar o saque.

O saque dos valores do Fundo PIS/PASEP poderá ser feito entre os dias 14 e 28 de setembro.

Então depois do dia 28 de setembro, os valores que continuarem no Fundo, só poderão ser sacados conforme as regras tradicionais, ou seja:

  • Cotistas maiores de 60 anos
  • Cotistas que se aposentarem
  • Cotistas em situação de invalidez (inclui dependentes)
  • Cotistas que possam ter sido acometidas por doenças específicas
  • Cotistas que forem participantes do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Ou herdeiros de cotistas falecidos

Como fazer o saque do Fundo PIS/PASEP?

Para fazer o saque do Fundo PIS/PASEP basta ir até uma agência Caixa Econômica Federal (PIS) ou Banco do Brasil (PASEP), munido de um documento de identificação com foto e o número do PIS ou PASEP. Assim os valores poderão ser consultados na hora, e poderá ser feito o saque.

Você poderá realizar a consulta dos valores através dos endereços:

Para as consultas será necessário incluir o número do CPF ou NIS/PIS/PASEP, a data de nascimento e selecionar a caixa de segurança “Não sou um robô”. Clique em confirmar e verifique se há algum valor disponível para saque.

Consulta de pagamentos do PIS

Em relação ao abono salarial do trabalhador, quem tem direito pode fazer a consulta do saldo online no site da Caixa. Saiba como fazer a consulta do PIS online nesse página.

Deixe um comentário