Concurso público para o Ministério das Relações Exteriores abre inscrições

O Ministério das Relações Exteriores, abriu nesta segunda-feira dia 2, as inscrições do concurso para a carreira de Diplomata no Instituto Rio Branco.

Serão 26 vagas, 5 reservadas para candidatos negros e duas para deficientes físicos.

Os níveis para preenchimento das vagas serão para candidatos de cursos superiores em qualquer área, com devida certificação do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições serão feitas até dia 16 de julho, pelo site do Cebraspe: http://www.cespe.unb.br/.

Locais e informações das provas

A remuneração inicial é de R$ 18.059,83, para o cargo de Diplomata, com atividades nas áreas de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

A prova objetiva terá início no dia 26 de agosto, com 73 questões de múltipla escolha, a ser aplicada nos 26 Estados Brasileiros e em Brasília .

O conteúdo a ser avaliado será na área de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público.

Na próxima etapa, serão aplicados exames escritos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, nos dias 22 e 23 de setembro.

Na etapa seguinte, no dia 28 e 30 de setembro, os aprovados passarão por provas escritas de política internacional, noções de direito, economia e línguas espanhola e francesa.

É necessário também que os candidatos sejam brasileiros natos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, e não possuir antecedentes criminais.

Da importância do cargo

O Instituto promove cursos de idiomas, práticas consulares e cerimoniais para membros do Ministério da Relações Exteriores, e para jornalistas e funcionários, na área de comércio exterior e nas demais repartições públicas.

Dentre os cargos de maior importância estão os Ministros de Primeira Classe.

O resultado será divulgado no dia 21 de dezembro. Os concursados ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação o Instituto Rio Branco, em Brasília.

O Instituto Rio Branco, foi criado dia 18 de abril de 1945, leva este nome em homenagem ao Barão do Rio Branco, o centenário José Maria da Silva Paranhos Júnior, que foi o formulador da política externa do Brasil, no século XX.

O Ministério das Relações Exteriores tem como função informar o Congresso Nacional, sobre temas da agenda internacional. É de suma importância que esse órgão compreenda o cenário político mundial, a fim de que decisões não sejam tomadas precipitadamente.

O Serviço Exterior Brasileiro, constitui-se em principalmente o corpo de servidores, ocupantes de cargos efetivos, capacitados profissionalmente como agentes do MRE, no Brasil e no Exterior em carreiras de Diplomata, Oficial de Chancelaria e Assistente de Chancelaria.

A representação do MRE, é feita por meio de Embaixadas ou Consulados, que dão assistência aos cidadãos brasileiros dentro da jurisdição, respeitando-se os tratados e leis estabelecidos no país.

O Meio Ambiente também é uma das áreas de abrangência do MRE, com o plano de promoção de sustentabilidade, preservação, conscientização de práticas de conservação ambiental.

Deixe um comentário