Concurso com inscrições abertas para o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

O Edital do Concurso para o cargo de Auditor Público Externo, abriu 18 vagas, todas de nível superior e remuneração inicial de R$ 16.396,06. Ainda segundo o Edital, esse valor de salário está composto por gratificação de apoio ao controle externo, chamado de GACE.

Requisitos e período de inscrição

As vagas oferecidas são para nível superior, podendo concorrer os candidatos que tiverem os seguintes cursos: Administração Pública ou de Empresas, Ciências Econômicas ou Ciências Jurídicas e sociais (Direito).

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 6 de julho exclusivamente no site da banca responsável:  http://www.concursosfcc.com.br/concursoAndamento.html. A taxa de inscrição é de R$ 187,77.

Etapas do Concurso

O Concurso será dividido em duas etapas, sendo estas: provas objetivas, baseadas em conhecimentos básicos e específicos e avaliações discursivas. As de conhecimento básico serão aplicadas no período da manhã, e as de conhecimento específico à tarde, no dia 26 de agosto.

Os candidatos precisam se destacarem na 80ª posição para cargos das áreas administrativas e econômicas, e até a 160ª posição para a área jurídica.

Após a aprovação e nomeação, os concursados deverão atuar na capital Porto Alegre e nas cidades de: Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento e Santo Ângelo.

Algumas das atribuições do cargo são: planejar, organizar, implantar e avaliar a metodologia de fiscalização quanto à legalidade, economicidade e aplicação das subvenções e auxílios;

Avaliar a eficiência e eficácia do controle interno mantido no âmbito do Estado e dos municípios.

Examinar e instruir os processos de inativações, reformas e pensões nas Administrações Estadual e Municipal, para fins de registro.

Realizar auditorias e inspeções nas unidades administrativas dos Poderes do Estado e do Município, bem como do Ministério Público e da Defensoria Pública Estadual nos termos constitucionais vigentes.

Proceder de acordo com a interpretação, análise e elementos necessários à emissão de Parecer Prévio das Contas do Governador do Estado e dos Prefeitos Municipais.

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, existem 59 cargos de Auditor Externo, sendo 9 para o setor Administrativo, 9 para Ciências Econômicas, e 22 cargos para a área de Direito.

A última seleção para este cargo aconteceu em 2011, nestas áreas de conhecimento.

Foi realizada pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul FMP/RS, e contou com 39 vagas para o cargo de Auditor Público Externo nas áreas de Ciências Jurídicas, Direito, Ciências Econômicas e Administração.

Ao todo foram 4.744 inscritos para as 39 vagas ofertadas. Os concursos públicos no Brasil, nestes repartimentos, chamam atenção primeiramente pela remuneração e benefícios oferecidos, bem como do número de vagas disponíveis e oportunidade de construção de carreira.

Vale ficar atento ao período de inscrições, valores a serem pagos de taxas, datas das provas e estar devidamente preparado física e psicologicamente para ingressar na carreira pública. Existem diversos concursos para todos os níveis de escolaridade no país.

Deixe um comentário