PIS: Cotistas já podem checar valor do benefício

A partir desta segunda-feira, 16/07, os cotistas do Programa de Integração Social (PIS) já podem conferir qual será o valor disponível para retirada a partir de agosto. Para isso, devem acessar o site da Caixa Econômica Federal no endereço www.caixa.gov.br/cotaspis ou ligar no número 0800-7260207. Também é possível fazer a conferência nos caixas eletrônicos e nas agências bancárias da Caixa.

O beneficiário precisa ter em mãos o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social), bem como a data de nascimento. No caso da consulta em caixas eletrônicos, é necessário levar o Cartão Cidadão para fazer a consulta dos valores. Os cotistas que vão aguardar até agosto para fazer a retirada terão reajuste de 8,9% no fundo.

E o Pasep?

Funcionários públicos vinculados ao Programa de formação do patrimônio do servidor público (Pasep) também poderão usufruir do reajuste de 8,9%; no entanto, não há possibilidade de fazer a consulta do valor a ser recebido em agosto. O Banco do Brasil não divulga os valores, apenas indica se o trabalhador tem direito ou não a receber o benefício.

Cotistas tanto do PIS quanto do Pasep terão os valores em conta no dia 8 de agosto caso estejam vinculados à Caixa ou ao BB. Para os cotistas de outras agências, o valor ficará disponível entre 14 de agosto e 29 de setembro.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

A cota liberada atualmente é destinada àqueles trabalhadores que tiveram vínculo formal (carteira assinada) entre os anos de 1971 e 1988. De acordo com o Ministério do Planejamento, o valor médio recebido tem sido em torno de R$1375, mas há variação de acordo com o tempo de contribuição.

Entre 30 de junho e 7 de agosto acontece uma pausa operacional no resgate do benefício, justamente para correção dos valores em 8,9%, feita com base na inflação dos últimos 12 meses.

Resgate por etapas

Com o objetivo de demonstrar algum aquecimento na economia, o governo tem disponibilizado o fundo do PIS/Pasep para resgate dos trabalhadores, processo realizado em etapas. No dia 18 de junho, os cotistas acima de 57 anos tiveram acesso benefício. Antes da medida do atual governo, apenas aqueles com mais de 60 poderiam realizar o saque. Como o PIS/Pasep representa a segurança financeira futura de boa parte dos trabalhadores, especialistas questionaram a medida.

Os herdeiros de trabalhadores já falecidos também têm direito ao resgate da quantia, que pode ser efetuado a qualquer momento. Para isso, devem ter em mãos CPF, número do NIS/PIS/Pasep e data de nascimento do beneficiário. Aqueles que desejam ir diretamente às agências bancárias precisam levar certidão ou declaração de dependente com direito a pensão junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); atestado fornecido pela entidade (em caso de servidor público); alvará judicial determinando o sucessor ou representante legal; formal de partilha ou escritura pública de inventário e partilha.

Anote as próximas datas do cronograma do PIS/Pasep:

  • 08/08: crédito em conta para beneficiários do Banco do Brasil e Caixa (todas as idades)
  • 14/08 a 28/09: atendimento nas agências (todas as idades)

Deixe um comentário