Aposentadoria por idade deverá ser solicitada somente pela internet ou telefone

A partir do próximo dia 21 de maio de 2018, as aposentadorias por idade e também o salário maternidade deixarão de contar com atendimento presencial nas agências do INSS. A solicitação dos serviços só poderá ser realizada através da internet ou pelo telefone.

Nesta próxima segunda-feira, o Instituto Nacional do Seguro Social não irá prestar mais os atendimentos citados acima. Os benefícios deverão ser solicitados através do endereço eletrônico www.inss.gov.br, ou através de uma ligação no telefone do instituto, o 135.

Toda a análise para concessão da aposentadoria por idade e também do salário maternidade é feito de forma automática com base nos dados do sistema do Governo e também do INSS desde o último mês de setembro de 2017.

Apesar do serviço ter sido automatizado em 2017, ainda era possível realizar a solicitação através dos institutos espalhados pelo Brasil, agendando inclusive as solicitações de forma presencial. A partir de agora o serviço não estará mais disponível para os atendentes das agências. Eles inclusive serão instruídos a informarem aqueles que procuram os serviços, que as solicitações só podem ser feitas pela internet e no telefone.

Tanto no site como no telefone, o solicitante irá receber um número de protocolo, concedendo ou não o benefício. O trabalhador só será intimado a comparecer a uma agência do INSS em último caso, principalmente quando há divergência na documentação.

Porque das mudanças?

O Instituto Nacional do Seguro Social informou que as mudanças foram necessárias para evitar os grandes acúmulos e filas nas agências e também para reduzir o tempo de análise dos pedidos. O INSS ainda acredita que todas as atuais solicitações pessoais deverão nos próximos meses serem realizadas desta mesma maneira.

Serviços que poderão ser agendados através da internet e no telefone 135

Todos os serviços que eram atendidos através de senhas nas agências do INSS a partir da próxima semana poderão ser agendados através do telefone e da internet. Entre estes serviços estão:

  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário Família
  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Atualizar dados do Imposto de Renda (Declaração de Saída Definitiva do País)
  • Atualizar dados do Imposto de Renda (Retificação de DIRF)
  • Desistir de Aposentadoria
  • Cadastrar ou Renovar Representante legal
  • Reativar Benefício
  • Alterar meio de pagamento
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Transferir Benefício para outra Agência

Confira todas as opções através do endereço: www.inss.gov.br/inss-comeca-a-mudar-forma-de-beneficios-serem-pedidos/

Lembre-se, o INSS está migrando todo o seu serviço para os meios online, para garantir uma maior mobilidade para os beneficiários, evitando filas e deixando apenas casos excepcionais nas agências, bem como todo o trâmite das perícias médicas.

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