Vídeo Game PS4 está chegando no final de sua vida, segundo executivo

Para o presidente executivo da Sony Interactive Entertainment, o vídeo game Playstation 4 já está entrando na fase final de seu auge, chegando ao fatídico declínio nas vendas, comum após alguns anos de venda dos consoles. A informação veio nesta última segunda feira, dia 21 de maio, em uma reunião com os analistas e investidores da marca.

A afirmação foi publicada no The Wall Street Journal e pareceu bem interessante para muitos, pois o PS4 é um dos consoles mais usados nos dias atuais, com diversos lançamentos e uma expectativa muito grande para os players, que receberam a notícia com um certo espanto.

Mas é preciso ter calma, segundo o executivo, este ciclo é normal, o que acontece é que em 2017 o PS4 mesmo que ainda vendendo muito bem pelo mundo, obteve um crescimento mais discreto com relação aos anos anteriores. A marca conseguiu comercializar 19 milhões de unidades em 2017, mas a previsão para 2018 é de uma venda aproximada dos 16 milhões, com diminuição nos próximos anos até 2021.

O presidente da Sony porém citou na reunião que esta baixa nas vendas será um primeiro passo para algo muito maior. Há rumores de que após esta data, será lançado o console PlayStation 5, que acredita-se de que já está sendo estudado e testado pela área de tecnologia da Sony.

É possível também que haja mudanças ainda mais drásticas e o lançamento de outros serviços ligados ao mundo dos games.

Muita calma nesta hora

Mesmo com o console entrando na linha para o “fim” de sua vida útil, o PS4 não deixará de ser fabricado ou irá perder suporte. A garantia é de que em 2018, 2019, 2020 e 2021 ainda exista estes serviços e a quantidade e qualidade de jogos a serem lançados ainda serão as mesmas.

Nos próximos anos, jogos como The Last of Us: Part II, Spider-Man, Red Dead Redemption 2 e outros serão lançados para PS4 e estão sendo muito aguardados. A produção segue normalmente.

Mas para compensar a queda de vendas do console, a empresa aposta no crescimento dos serviços na nuvem, que dependem de assinaturas como a PlayStation Plus e o PlayStation Now. Outro forte do PS4 é o PlayStation VR, onde o óculos de realidade virtual segue em constante crescimento de vendas. Porém a informação é que a produção de jogos e outros produtos com realidade virtual está crescendo abaixo das expectativas de mercado.

O console foi lançado em 2013 nos Estados Unidos, no dia 15 de novembro. O lançamento oficial no Brasil ocorreu no dia 29 do mesmo mês, porém não teve uma aceitação muito boa no mercado, pois o console chegou custando R$ 4000, quase 5 salários mínimos da época.

Seu principal concorrente, o Xbox One foi lançado pela Microsoft uma semana depois, com um valor de mercado à 2,3 mil reais, sendo mais aceito a princípio.

Produção de jogos

A baixa nas vendas dos console pode prejudicar também o mercado dos games. Porém segundo o executivo, a aposta de mercado deverá ser voltada para sequências de franquias bem sucedidas e repaginação das franquias mais antigas, não a criação de novas opções.

Deixe um comentário