Registro de ouro da Nasa pode confundir vida alienígena

Foi lançado às estrelas como um retrato da humanidade: um guia alienígena para a vida na Terra e a maravilhosa e rica cultura de sua espécie dominante.

Mas o Golden Record, lançado no espaço pela Nasa em 1977, pode transmitir uma mensagem completamente diferente a qualquer extraterrestre que encontre a missiva cósmica, apontam os pesquisadores.

Ao invés dos seres inteligentes e pacíficos que a agência espacial dos EUA esperava retratar, os humanos podem se deparar com uma espécie que adora discutir, fala coisas sem sentido e vê a beleza em flores que rugem como motosserras.

O potencial do Golden Record, cujas cópias estão a bordo das sondas Voyager 1 e 2 da Nasa, para enganar a vida alienígena será levantado por pesquisadores na reunião da Sociedade Espacial Nacional em Los Angeles no sábado.

Rebecca Orchard e Sheri Wells-Jensen, da Universidade Estadual de Bowling Green, em Ohio, dizem que o disco registra 117 imagens, sons de baleia jubarte, saudações em 54 idiomas, “ensaio sonoro” de 20 minutos sobre a Terra e música de 90 minutos pela música do planeta. , é decididamente centrada no ser humano.

Disco de ouro é belo artefato

“O Disco de Ouro é um belo artefato e representação de como os humanos querem se ver, mas deve ser recebido e interpretado por algo que tenha as capacidades sensoriais do ser humano médio”, disse Orchard. “Se o segundo desses sentidos estiver ausente, ou se um sentido totalmente diferente for adicionado, o Registro de Ouro se torna um pouco confuso.”

Orchard e Wells-Jensen examinaram o material do registro e consideraram o que uma civilização alienígena com um conjunto diferente de sentidos poderia fazer. A enxurrada de saudações “se acumula de uma forma que poderia ser interpretada como argumentando”, disse Orchard, em uma linguagem que não tem “nenhuma congruência gramatical”. Isto é, se eles puderem ouvir.

Disco de cobre banhado a ouro

O disco de cobre banhado a ouro de 12 polegadas tem áudio de um lado e imagens do outro, e isso pode levar a mais mal-entendidos, acreditam os pesquisadores. Se uma civilização alienígena tentou combinar sons com seus objetos, a vida na Terra pode parecer muito estranha. “E se você emparelhar a imagem de um narciso aberto com o rugido de uma motosserra?”, Disse Orchard.

Talvez a mais desconcertante de todas seja a música que vai de Bach e Stravinsky ao gamelão javanês e a música folclórica búlgara. “Obviamente, não posso dizer como essas diferenças e transições serão interpretadas, mas o que posso dizer é que isso definitivamente cria um quebra-cabeças para um ouvinte que estaria completamente familiarizado com os seres humanos e os barulhos que eles fazem”, disse Orchard.

Qualquer que seja a confusão que o registro possa causar, é improvável que isso aconteça em breve. Embora a Voyager 1 esteja agora a 12 bilhões de milhas de distância e seja o objeto humano mais distante da Terra, serão 40.000 anos antes de se aproximar de outro sistema estelar.

“O que este projeto me mostrou é que não podemos realmente controlar a impressão que causamos”, disse Orchard. “Eu acho que o fato do próprio satélite vai falar muito. Espero que o simples fato de que tenhamos nos esforçado para enviar um registro da humanidade mostre algo sobre nossa humanidade. ”

Deixe um comentário