Tite convoca Seleção Brasileira com novidades

O técnico Tite convocou nesta sexta-feria a Seleção Brasileira para os próximos amistosos, diante de Arábia Saudita, dia 12 de outubro, às 15h, em Riad, e frente à Argentina, dia 15, também às 15h, em Jidá. Ambos os confrontos na Arábia.

Representantes na Copa do Mundo, Éderson, Miranda, Marcelo, Danilo e Gabriel Jesus voltaram a ser chamados. As novidades ficam por conta de Phelipe, goleiro do sub-20 do Grêmio; Pablo, zagueiro do Bordeaux, da França; Walace, volante do Hannover 96, da Alemanha; e Malcom, atacante do Barcelona. Tite comentou sobre as mudanças e citou um jogador em especial.

– Poderia ter o David Neres? Poderia. Ficamos também buscando. Mas essa construção toda ela acabou definindo. Estou dando esse nome para falar do acompanhamento, dentro do hall de idade e longevidade maior na Seleção, frisou.

Neto, Hugo, Fagner, Filipe Luis, Thiago Silva, Dedé, Felipe, Andreas Pereira, Douglas Costa e Willian que foram convocados para os amistosos contra os Estados Unidos e El Salvador, ficaram de fora. Militão, Arthur, Everton e Richarlison foram mantidos. Jogadores do Grêmio, Corinthians, Flamengo e Palmeiras, de acordo com Edu Gaspar, não foram inclusos por conta de seus compromissos nas semifinais da Copa do Brasil, que coincidem com as datas dos jogos da Seleção.

– Equalizar tudo isso é muito difícil. Sempre tento me colocar do outro lado. Do atleta, do técnico. É ter bom senso. Não para ser bonzinho com ninguém, mas para arcar com responsabilidades. Seguramente, eu teria Dedé e Paquetá nessa lista. Coerentemente, não teria. Assim como atletas do Palmeiras, ou que sejam do Corinthians. Nós Vamos procurar de alguma forma harmonizar, mas sem prejuízo à Seleção, comentou o comandante.

Uma das ausências foi a do atacante Douglas Costa, da Juventus. E por um motivo especial de acordo com o técnico Tite.

– Douglas Costa não veio por dois fatores: a lesão (machucou-se contra o Valencia na estreia do time de Turim na Liga dos Campeões, na última quarta-feira) e o ato de indisciplina. A prioridade agora é a Seleção, os que foram convocados. Nós buscamos as informações. Mas a conversa com ele será em um momento posterior.

Outro ponto que chamou a atenção na coletiva foi a pergunta sobre os adversários recentes que o Brasil tem enfrentado, a exemplo dos Estados Unidos, equipe em reformulação, El Savador e Arábia Saudita.

– Não quer ter a soberania de que estou certo. Só quero externar minha ideia. Não quero ser cordeirinho nem ostentar. O Estados Unidos é fraco? Empatou com a França antes da Copa. Não são da primeira linha do futebol mundial? Ok. Mas isso não gera facilidade, ainda mais em uma retomada, em dar oportunidades. Se mede desempenho nos jogos e nos treinos. Na capacidade do atleta colocar a camisa e se sentir à vontade. Vai ter que ter desempenho, fazer gol, melhor nos enfrentamentos. Na capacidade de absorver a informação e traduzir, no argumento com o técnico. Prefiro que me contrapõem em ideias, mas que não me engane. Temos um tempo de oportunidades e quero ver como os jovens se comportam, como reagem. Uma coisa é jogar contra El Salvador, mas outra é colocar a camisa pela primeira vez e tabelar com Coutinho, com Neymar. São etapas de preparação… Se eu fosse presidente de clube eu investiria mais na base do que no time principal. É lá que se formam os jogadores.

Confira a lista de convocados:
  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Éderson (Manchester City) e Phelipe (Grêmio);
  • Defensores: Alex Sandro (Juventus), Danilo (Manchester City), Éder Militão (Porto), Fabinho (Liverpool), Marquinhos (PSG), Marcelo (Real Madrid), Miranda (Inter de Milão) e Pablo (Bordeaux);
  • Meio-campistas: Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), e Walace (Hannover);
  • Atacantes: Everton (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Malcom (Barcelona), Neymar (PSG) e Richarlison (Everton).

Deixe um comentário