Na elite, ninguém balançou mais as redes do que Gabigol em 2018

A atuação no Maracanã foi de gala. Gabigol anotou um hat-trick na vitória sobre o Vasco. Ajudou o Peixe a voltar a vencer o rival no estádio, o que não acontecia desde 1969. Jogando no Rio de Janeiro, os santistas não ganhavam do rival desde 2005, 3 a 1 em São Januário.

Com as três bolas na rede, o atacante chegou a 10 no Campeonato Brasileiro, igualando Pedro, do Fluminense, no topo da artilharia da competição. Além disso, ele alcançou 19 na temporada. Contanto apenas jogadores que atuam na elite do futebol nacional, ninguém tem mais gol do que ele – mas há três empatados: o próprio jogador do Tricolor carioca, Neílton, do Vitória, e Arthur, do Ceará. O quarteto é perseguido de perto por Ricardo Oliveira, do Atlético-MG (18), Léo Ceará, do Vitória (18), Borja, do Palmeiras (18) e Yago Pikachu, do Vasco (17).

Um dos fatores que contribuíram para a fase atual de Gabigol foi a chegada de Cuca ao clube. Foram sete gols anotados sob o comando do treinador – seis pelo Brasileiro e um pela Copa do Brasil. O jogador reconhece a mudança.

– O Cuca me dá confiança, conversa muito comigo. Apesar de ser jovem, eu gosto muito de falar, tenho muito jogos pelo clube. Então eles me escutam, eu também escuto, assim a gente vai. Fui até capitão em alguns jogos. Fico contente pela fase dentro e fora de campo. Tenho só agradecer ao Cuca e aos companheiros que estão me ajudando bastante.

Apesar das eliminações na Copa do Brasil (para o Cruzeiro nas cobranças de pênaltis, nas quartas) e Libertadores (nas oitavas após dois 0 a 0, mas caindo após o “caso Sánchez), o time do Santos vem se recuperando bem no Campeonato Brasileiro. São cinco jogos sem sofrer gol e seis sem derrota, com três triunfos consecutivos.

Com isso, o Peixe igualou uma marca de mais de um ano: em junho de 2017, a equipe da Vila Belmiro ficou cinco partidas sem buscar a bola em suas redes – contra Botafogo, Atlético-PR, Palmeiras, Ponte Preta e Vitória. A atual sequência passa ilesa por Independiente, duas vezes, Bahia, Sport e Vasco.

O próximo compromisso da equipe é diante do Grêmio, em casa, quinta-feira, às 19h. Na tabela, o Santos é o nono, com 27 pontos conquistados. Está a oito do Atlético-MG, último time do G-6. E a 13 do grupo do G-4.

Deixe um comentário