A cura da malária pode estar muito próxima

Uma das doenças que contamina mais de 8 milhões de pessoas no mundo anualmente está próxima de ser erradicada. A malária atualmente conta com um tratamento, porém é necessário que ele seja feito por 14 dias, mas o que é muito comum e que acaba impedindo da doença ser exterminada é que ao longo do tratamento, assim que o paciente começa a se sentir bem, ele acaba finalizando o tratamento, deixando o problema ainda alojado no corpo, trazendo novos problemas e contaminações no futuro.

Mas a malária está com seus dias contados no que depender de uma nova droga americana. A droga que está sendo conhecida como Tafenoquine, foi autorizada pelas autoridades reguladoras dos Estados Unidos para ser  comercializada. Este medicamento em específico é para o tipo de malária causado pelo parasita Plasmodium Vivax, responsável por esta grande quantidade de contaminação anual.

A grande vantagem da Tafenoquine é que ela poderá ser administrada em uma única dose, acabando com o parasita, sem que ele permaneça adormecido no fígado por anos, o que pode gerar complicações ao longo deste período.

A nova medicação pelo mundo

Diversos cientistas pelo mundo já se manifestaram e relatam que a descoberta da Tafenoquine é uma ótima notícia contra a malária. Porém a mesma só está autorizada para o uso em solo americano, para que ela possa ser utilizada em outros territórios, as agências reguladoras de outros países estão realizando os testes necessários para liberar o seu uso.

Malária Plasmodium Vivax

Esse tipo de malária é uma doença “tipicamente” encontrada em países do sul da Ásia e também das Américas. O parasita Plasmodium Vivax penetra no corpo através da picada de mosquitos contaminados, assim como outras doenças tipicamente transmitidas por mosquitos como a dengue.

Mosquitos “saudáveis” podem picar pessoas contaminadas e adquirir o parasita, que poderá ser repassado para outras pessoas. O corpo do infectado acaba se tornando uma espécie de reservatório da doença, que só pode ser eliminada quando o tratamento é feito completamente.

Remédios necessários para a cura da Malária

Em específico a decorrente do Plasmodium Vivax, o tratamento atualmente é feito pelo remédio conhecido como primaquine, porém ele precisa ser administrado por 14 dias. Neste período, normalmente na primeira semana, o paciente já se sente melhor, fazendo com que o tratamento não seja concluído, deixando-o vulnerável para manifestações futuras e também podendo espalhar a doença através de um novo contato com mosquitos saudáveis.

A criação do Tafenoquine promete eliminar os parasitas do fígado em uma única dose e esta é a grande vantagem para que este tipo em específico seja erradicado nos próximos anos.

Nem tudo são flores

Mesmo com a aprovação da agência reguladora de medicamentos americana, a Food and Drugs Administration, ela alerta que não são todos que poderão realizar o tratamento com este medicamento, isto porque em caso de pessoas com deficiência G6PD, um problema de enzimas, não poderão fazer o uso da medicação por conta das altas chances de desenvolver uma anemia profunda.

É recomendado que antes da administração da nova droga, os pacientes passem por testes para ter 100% de certeza de que não haverá problemas ligados a estas enzimas.

Outro problema ligado a medicação é que em alguns pacientes as doses podem causar problemas maiores para quem já realiza tratamentos psiquiátricos. É importante fazer o acompanhamento médico, curando um problema de cada vez.

A cura da malária com o Tafenoquine

Mas apesar dos efeitos colaterais a expectativa é que o controle da malária e até mesmo a sua extinção esteja bem próximo. A dose única da Tafenoquine capaz de eliminar o parasita que normalmente fica alojado no fígado é uma das conquistas mais importantes contra a malária em mais de 50 anos de pesquisa. Esta informação é do professor da Universidade de Oxford, conhecido como Ric Prica.

O medicamento já existe a mais de 40 anos, porém todas as pesquisas e aplicações foram desenvolvidas ao longo dos últimos anos para que a droga atingisse principalmente os parasitas Plasmodium Vivax alojados no fígado.

Agora só resta a avaliação do medicamento contra a malária, principalmente de agentes reguladores de países onde a doença possui altas porcentagens de manifestação, para que ela possa começar a ser administrada como tratamento contra o parasita.

O nome comercial da droga Tafenoquine será conhecido como Krintafel.

Deixe um comentário