Nova epidemia de Ebola é confirmada no Congo, mortes já somam 17

Uma nova epidemia de Ebola foi confirmada pela República Democrática do Congo. Até o momento 17 pessoas da província de Equateur no noroeste do país foram mortas pela enfermidade. A declaração foi feita pelo Ministério da Saúde nesta última terça-feira dia 08 de maio.

Até o momento além das mortes, mais quatro pessoas estão passando pelo quadro de febre e sinais hemorrágicos, os principais fatores que indicam que os pacientes estejam com a doença. Em 80% dos casos ela se torna letal. O Ministério da Saúde declarou o caso como emergência pública internacional.

No último ano de 2017, Congo já tinha informado que a doença ainda permanecia em seu território, com quatro mortes confirmadas pelo vírus. Algo que acreditava-se estar totalmente controlado, após as diversas ações internacionais para o combate do Ebola.

O Conselho de Ministros informou que o plano de resposta para esta nova epidemia havia sido aprovado pelo governo da República. No último dia 03 havia casos relatados mas sem nenhuma morte eminente, mas após as mortes confirmadas, uma equipe que está sendo apoiada pelos Médicos Sem Fronteiras e também pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi enviada até a cidade de Bikoro, considerado o epicentro da epidemia.

Equipes da saúde em Bikoro

O diretor geral Dr. Peter Salama da Organização Mundial da Saúde, informou que a maior prioridade da equipe é seguir até a cidade de Bikoro e trabalhar em parceria com o governo da República do Congo e outros parceiros para diminuir a perda de vidas e todos os sofrimentos que estão associados ao Ebola.

Desde a descoberta do vírus do Ebola no Congo em 1976, esta é a 9ª vez que é comunicado um surto na região. O que se sabe é que a doença foi detectada na fronteira com o Congo Brazzaville, a 600 quilômetros de Kinshasa em uma floresta equatorial.

Novo surto

Com o novo surto de Ebola na região, cinco amostras de pacientes foram enviadas para análises pelo Instituto Nacional de Pesquisas Biológicas (INRB), na cidade de Kinshasa, no último dia 06 de maio. Das analises avaliadas, duas deram positivo para o ebola.

A última grande epidemia de ebola no continente africano, aconteceu na África Ocidental entre os anos de 2013 e 2016, sendo a causadora de 29 mil casos dos quais 11.300 mortes foram confirmadas pelo vírus. Quase 100% dos casos aconteceram nas regiões da Libéria, Serra Leoa e também em Guiné.

Na ocasião diversas regiões do planeta enviaram voluntários e equipes especializadas para ajudar a conter a epidemia.

Como uma pessoa pode ser infectada com Ebola?

O vírus passa para outro hospedeiro através do contato direto com fluídos corporais das pessoas infectadas. A partir do contágio, a pessoa demora até 21 dias para apresentar os sintomas da doença.

Entre os principais sintomas estão:

  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Febre
  • Dor muscular
  • Diarréia
  • Fraqueza
  • Deficiência Renal
  • Erupção Cutânea
  • Interrupção do funcionamento dos órgãos
  • Hemorragias internas e externas

O vírus é um dos mais mortais do mundo, matando até 80% dos infectados. A morte é ocasionada justamente pela falência dos órgãos e também pelas graves hemorragias.

No Brasil até hoje não houve nenhum caso de Ebola, mas em 2015 no último grande surto, um caso estava sob suspeita, mas após maiores exames, o contágio pelo vírus foi descartado.

Deixe um comentário