Irlanda promete ajuda ‘robusta’ a fazendeiros em caso de Brexit sem acordo

O ministro da Agricultura da Irlanda, Michael Creed, prometeu aos fazendeiros um pacote de ajuda “substancial” se sofrerem perdas como resultado das novas tarifas do Reino Unido sob o Brexit.

O Brexit e a Irlanda

A Associação de Agricultores Irlandeses estima que as tarifas da OMC sobre o setor de carne bovina e pecuária da Irlanda vão impor um custo direto de 800 milhões de euros por ano, devastando a indústria de 3 bilhões de euros e colocando milhares de agricultores fora do negócio.

O setor de carne bovina está especialmente exposto a novas tarifas, com metade de todas as exportações indo para o Reino Unido.

Leia também:

O governo tentará fornecer ajuda estatal doméstica, como doações e intervenções, disse Creed à Reuters em uma entrevista. Dublim também pode fornecer ajuda de armazenamento privado (PSA) para a indústria, uma medida da UE geralmente reservada para suavizar os desequilíbrios sazonais entre oferta e demanda.

Medidas da Irlanda para lidar com o Brexit

Além disso, a Irlanda aplicaria à Comissão Européia por ajuda excepcional sob as regras da Organização Comum de Mercado (OMC), cobrindo produtos agrícolas, disse Creed.

“Estamos muito satisfeitos que a Comissão reconheça a necessidade disso e tenhamos um pacote substancial”, disse ele. “O que nós também garantimos é a capacidade do Ministério das Finanças, aqui, sob as regras de ajuda estatal para também intervir.”

A Irlanda buscará ajuda financeira da UE com base no precedente estabelecido, quando apoio excepcional foi concedido aos países bálticos e à Finlândia após a proibição da Rússia, em 2014, de importar alimentos da UE, disse Creed. Moscou impôs a proibição em retaliação às sanções da UE sobre a anexação da Crimeia.

Creed disse que a Irlanda alegará à Comissão que o apoio a seus produtores primários limitaria qualquer possível contágio das tarifas do Reino Unido para outros países europeus.

“Porque senão estaremos procurando uma casa para 300 mil toneladas de carne bovina em outros mercados da União Européia”, disse ele.

As consequências do Reino Unido deixar a União Europeia sem um acordo não podem ser completamente eliminadas, disse ele, independentemente do nível de preparação ou intervenção do governo.

“Haverá implicações de custo, haverá implicações de trabalho, haverá implicações de lucro. E essa é a realidade trágica do Brexit, em qualquer manifestação ”.

Deixe um comentário