Apuração de Urnas na Nova Zelândia, Japão e China: Supostos Resultados circulam na internet

Supostas Imagens de extratos de apuração das urnas na Nova Zelândia, Japão e China foram divulgados na internet. A divulgação aconteceu ainda na madrugada deste domingo, na rede social twitter.

As fotos mostram o extrato de votação nos países citados. A diferença de fuso-horário fez com que o início da votação começasse ainda na tarde de sábado no horário oficial de Brasília.

Mais da metade dos votos de brasileiros no exterior (51,9%) estão concentrados nos EUA, Japão e Portugal. São precisos apenas 30 inscritos para que uma seção eleitoral opere no exterior. Ao todo, cerca de 500 mil eleitores brasileiros estão inscritos fora do país. Esse número indica um aumento de 41% do eleitorado no exterior em comparação com 2014 (354 mil). Brasileiros votam hoje em 1.790 seções eleitorais fora do Brasil.

Segundo o TSE já estão encerradas as eleições nos seguintes países: Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan, Cingapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia Vietnã, Tailândia, Índia, Nepal, Omã e Emirados Árabes Unidos.

O TSE ainda não divulgou se as informações são verdadeiras. De acordo com o manual Boletim de Urna, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado pode ser emitido ao final da votação e fixado no local, diz o guia do eleitor divulgado pelo TSE.

“Encerrada a votação, a urna apura os votos e emite relatório com o resultado oficial da seção eleitoral”.

“Esse relatório é documento público, cuja cópia é afixada no local de votação para que qualquer cidadão possa conferir. Além disso, cópias do boletim são garantidas aos fiscais partidários, podendo, ainda, ser entregues aos interessados presentes no momento do fechamento da urna.”

Confira abaixo as imagens divulgadas pela usuários na rede social:

resultado eleicoes

Confira abaixo as publicações dos usuários no Twitter sobre as supostas urnas apuradas.

Deixe um comentário