Eleições 2018: Saiba como consultar o seu local de votação

As seções eleitorais que cumprem o horário da Brasília abriram para votação na parte da manhã, logo cedo. Os eleitores possuem um horário das 8h às 17h, obedecendo os fusos horários locais, deste domingo, 28 de outubro, para votar.

Todo eleitor está devidamente cadastrado para votar em uma determina seção eleitoral. Por essa razão, é essencial ter ciência do número da sua zona eleitoral e o seu respectivo local de votação. Para essa finalidade, a Justiça Eleitoral deixa disponível uma boa variedade de opções que possibilitam ao eleitor descobrir em qual seção precisará comparecer para poder votar.

Página do TSE

Para saber qual o seu local de votação, o eleitor precisa acessar a página do TSE e dar um clique em “Título e local de votação”. Depois de preencher os campos requeridos (nome ou título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe), o eleitor conseguirá as informações a respeito da zona, a seção e o local onde votar. Os sites dos  Tribunais Regionais Eleitorais também reservam um espaço para a consulta dessas informações.

Ao realizar a consulta, o eleitor ficará sabendo qual o número de sua inscrição eleitoral, a sua zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.

Redes Sociais

Quem tem Facebook e do Twitter também podem averiguar onde deverá votar nas fanpages do TSE: facebook.com/TSEJus e twitter.com/tsejusbr.

É necessário somente que o eleitor mande uma mensagem e dê início a interação com o assistente virtual, conhecido como Bot. Ele vai dar as boas-vindas e questionará qual a modalidade de ajuda o usuário necessita. Feito isso, o eleitor poderá selecionar o que quer saber e seguir o passo a passo para ter a resposta em mãos. Através dessa consulta, é possível conseguir todas as informações a respeito da seção e do local de votação.

e-Título

Existe um aplicativo chamado e-Título, que nada mais é do que uma versão digital do título de eleitor, que igualmente informa o local de votação e, por meio da utilização de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até sua seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita em dispositivos móveis nas lojas virtuais App Store e Google Play.

O e-Título também funciona como documento de identificação do eleitor se porventura ele já tenha efetuado o recadastramento biométrico. O motivo disso é que a versão digital será baixada com foto, o que torna dispensável a apresentação de outro documento de identificação no ato do voto.

O eleitor que ainda não tenha efetuado o recadastramento biométrico também tem a oportunidade de baixar o e-Título para descobrir onde irá votar, porém precisará apresentar um documento oficial com foto no instante da votação.

Disque-Eleitor

A consulta a respeito do local de votação também pode ser efetuada no serviço Disque-Eleitor dos TREs. O portal do TSE agrupa os contatos do tribunais regionais.

Enfim, o eleitor também pode se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo ou ao TRE pertencente ao seu estado e consultar as informações pessoalmente.

Deixe um comentário