Segundo ONU, o uso de drogas por pessoas com mais de 50 anos está aumentando

De acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira (26) pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela
primeira vez um aumento no consumo de drogas entre pessoas maiores de 50 anos foi detectado. A tendência, que foi apontada no Relatório Mundial sobre Drogas, divulgado em Viena por conta do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, está relacionada ao envelhecimento da população e pode representar um desafio para os sistemas de saúde dos países ocidentais.

Em entrevista coletiva, Angela Me, autora do relatório e diretora de estatísticas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), disse: “Há mais pessoas jovens usando drogas do que idosos, mas pela primeira vez desde que temos estatísticas, o consumo de drogas entre pessoas de mais idade está mentando”.

Segundo a Unodc, os números, que ainda devem ser melhor investigados, são de países da América do Norte e Europa, onde um envelhecimento geral da população vem sendo registrado. Nos Estados Unidos, por exemplo, em um período de 10 anos (entre 2006 e 2016), o número de consumidores de drogas com mais de 50 anos passou de 3,6 milhões para 10,8 milhões.

Na Europa, as taxas de consumo de cannabis entre pessoas de 55 e 64 anos estão crescendo em ritmo mais acelerado em relação a outros grupos de idade.

Entre as razões do aumento, são apontados uma maior disponibilidade de entorpecentes, menor percepção de risco, a automedicação para tratar dores e outros problemas de saúde e a continuação do consumo entre algumas pessoas à medida que envelhecem. Entre as substâncias mais consumidas por maiores de 50 anos estão opioides, analgésicos e cannabis.

Deixe um comentário