Concurso para Carreira de Diplomata tem inscrições abertas

O edital do concurso de Diplomata foi publicado nesta quarta-feira, 27 de junho, no Diário Oficial da União. A bancada responsável pela aplicação do certame será o Cebraspe- Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos.

Com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), serão oferecidas 26 vagas imediatas, entre essas 20% são reservadas para candidatos negros e pessoas com deficiência.

Os aprovados no concurso iniciarão a carreira como Terceiros-Secretários do MRE, com uma remuneração inicial de 18.059,83 reais.

Onde se inscrever

Os interessados deverão se candidatar pelo site do Cebraspe: http://www.cespe.unb.br/cebraspe/, entre os dias 2 de julho, até às 18 horas do dia 16 de julho.

O valor da taxa de participação é de 230 reais. O pagamento da Guia de Recolhimento Urbano-GRU deverá ser pago até dia 2 de agosto de 2018.

Etapas do Concurso

Serão três fases de concurso, a primeirade cunho eliminatório, contendo os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Direito e Direito Internacional Público.

Na segunda fase, também eliminatória e classificatória, será de prova discursiva de Português e Inglês. E na última faseeliminatória e classificatória, os candidatos farão uma prova discursiva com 4 questões, duas valendo 30 pontos e duas de 20 pontos.

As provas da primeira faseserão aplicadas nos 26 Estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, provavelmente no dia 26 de agosto de 2018, uma parte de manhã, e outra à tarde. Essa primeira avaliação valerá 73 pontos.

 

 

No dia 16 de agosto, serão publicadas as datas fixadas para a realização das provas, bem como dos locais a serem feitas, no site do Cebraspe.

Serão convocados para a segunda e terceira fases, os 260 primeiros colocados: 195 da ampla concorrência, 52 negros e 13 com deficiência, na data provável de 14 de setembro de 2018, publicado no Diário oficial da União e no site da banca responsável.

Aos candidatos aprovados da primeira fase, a prova de Língua Portuguesa será aplicada nas capitais onde houver tais candidatos, no dia 22 de setembro de 2018, com duração de 5 horas, com início de prova as 14 horas.

Os participantes deverão escrever uma redação de tema geral, e responder a duas questões de interpretação, análise ou de comentários de textos, com determinada quantidade de palavras e pontuação: de 600 a 650 palavras na redação, e 120 a 150 palavras nos exercícios.

Na última fase, os candidatos farão as provas discursivas nas disciplinas específicas mencionadas anteriormente, mais as provas em forma de textos nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Francesa.

As provas da terceira fase serão aplicadas nas datas prováveis de: 28, 29 e 30 de setembro de 2018. Os candidatos aprovados em todas as etapas, passarão por perícias médicas e exames pré-admissionais.

Divulgados serão todos os resultados no site da banca responsável, e no Diário Oficial da União, provavelmente na data de 21 de dezembro.

Deixe um comentário