Trump e Melania chegam ao Japão para visita cerimonial

Trump e Melania, presidente dos EUA e primeira dama, respectivamente, desembarcaram no Japão neste sábado, em uma visita cerimonial destinada a mostrar fortes laços com Tóquio, mesmo com o surgimento de tensões comerciais.

Leia também:

A visita cerimonial de Trump e Melania

trump e melania

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe receberá Trump e Melania em um banquete imperial e na primeira fileira de um torneio de sumô durante a viagem, que dura até terça-feira.

Os dois homens compartilham um relacionamento caloroso, que o líder japonês pretende enfatizar enquanto Washington avalia tarifas sobre as exportações de automóveis japonesas que o governo Trump considera uma potencial ameaça à segurança nacional.

Os Estados Unidos estão no meio de uma dispendiosa guerra comercial com a China em protesto contra o tratamento dado por Pequim às empresas americanas, e as tensões com o Japão e a União Européia sobre o comércio estão fervendo.

Trump e Abe devem discutir o assunto durante as negociações de segunda-feira, mas as autoridades minimizaram a possibilidade de um acordo durante a visita.

Trump e Melania são os primeiros a serem recebidos pelo novo imperador japonês Naruhito desde que herdou o trono no início deste mês.

Ele deixou claro durante uma entrevista coletiva improvisada na quinta-feira que ficou lisonjeado com o convite.

“O primeiro-ministro Abe me disse, muito especificamente: ‘Você é o convidado de honra’. Há apenas um convidado de honra … Sou o convidado de honra no maior evento que eles tiveram em mais de 200 anos, Trump disse.

“Então é uma ótima coisa. E nos damos muito bem com o Japão. Eu me dou muito bem com o primeiro-ministro.

Os diálogos de negócios

Após sua chegada, Trump deveria se encontrar com líderes de negócios antes de descansar.

No domingo, Trump e Abe devem jogar golfe e participar de uma partida de sumô. Na segunda-feira, eles discutirão os programas nucleares e de mísseis da Coréia do Norte, além do comércio.

Um terremoto de força média atingiu o leste do Japão, causando a agitação de edifícios em Tóquio, horas antes da chegada de Trump e Melania.

O epicentro foi o sul de Chiba, a sudeste da capital, a prefeitura onde Trump deve jogar golfe no domingo.

Nenhum alerta de tsunami foi emitido e não houve relatos imediatos de danos.

Deixe um comentário