EUA limitarão proteções especiais para crianças imigrantes

As autoridades de imigração dos EUA limitarão proteções especiais para crianças imigrantes que entrarem no país sozinhas para se beneficiarem de tais proteções nos Estados Unidos, o mais recente movimento da administração Trump para restringir as restrições de imigração.

Leia também:

Por que os EUA limitarão proteções especiais para crianças imigrantes?

O presidente Donald Trump tem se tornado cada vez mais agressivo em sua luta para conter o surto de migrantes que cruzam a fronteira dos EUA do México. Na quinta-feira, ele anunciou planos de impor tarifas sobre mercadorias do México, caso não atue para impedir o fluxo de migrantes.

As crianças que não são acompanhadas por um adulto têm um status especial sob a lei dos EUA, o que permite que eles façam reivindicações a um oficial de asilo dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), em vez de um juiz de imigração. Se eles forem negados, eles terão uma segunda chance no tribunal de imigração.

A porta-voz do USCIS, Jessica Collins, disse que a agência está rescindindo um memorando da administração do presidente democrata Barack Obama que permitiu que as crianças mantivessem seu status especial mesmo que completassem 18 anos ou se reunissem com seus pais antes de apresentar um pedido de asilo.

Trump disse repetidamente que muitas das proteções para migrantes são “brechas legais” que estimularam grande parte da migração de crianças. Por essa razão, os EUA limitarão proteções especiais para crianças imigrantes.

A situação da fronteira dos EUA, as leis e limitações políticas

Agentes de patrulha de fronteira dos EUA prenderam quase 45 mil crianças desacompanhadas na fronteira sudoeste desde outubro. A maioria deles são adolescentes e muitas vezes suportaram traumas e abusos em seus países de origem e na jornada para o norte.

O USCIS disse que estava voltando para uma política anterior de 2009. Os defensores da imigração disseram que a medida poderia ter um grande impacto, já que muitos menores desacompanhados se reúnem com pais nos Estados Unidos.

“O Congresso deve reformar a lei para abordar as questões subjacentes que alimentam a crise na fronteira e incentivar os menores desacompanhados a fazer a jornada perigosa para os Estados Unidos”, disse Collins.

As medidas restritivas de Trump à imigração

A nova orientação, relatada pela primeira vez pelo BuzzFeed News, é o mais recente exemplo de medidas do governo Trump para apertar a política de imigração na ausência de ação do Congresso. Ele entra em vigor em 30 de junho, disse o USCIS.

Maria Odom, vice-presidente de serviços jurídicos do Kids In Need of Defense, que era o ombudsman da agência quando o memorando de 2013 foi publicado, disse que muitas vezes não é prático que as crianças solicitem rapidamente asilo.

“Temos muitas crianças que estão tão traumatizadas e leva um tempo considerável para convencê-las a conversar”, disse ela. As crianças também são frequentemente transferidas de abrigo para abrigo quando chegam inicialmente nos Estados Unidos.

O memorando foi emitido pelo diretor cessante do USCIS, Francis Cissna, a mais recente vítima do expurgo de altos funcionários do Departamento de Segurança Interna por Trump, devido a preocupações de que eles não estavam fazendo o suficiente para conter o fluxo de migrantes. Trump também ameaçou tarifas sobre todos os produtos mexicanos se o México não fizer mais para impedir a migração para os Estados Unidos.

Cissna, que era popular com os restritivos da imigração, fez uma série de mudanças de regras durante o seu mandato, o que tornou mais difícil para os imigrantes legais chegarem e permanecerem nos Estados Unidos. A renúncia de Cissna é válida a partir de 1º de junho.

Deixe um comentário