Pedido de aposentadoria por idade só será feito pela internet ou pelo telefone

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deixará de agendar atendimento presencial para solicitação de aposentadoria por idade e salário-maternidade, a partir de segunda-feira (21). Os dois benefícios só poderão ser solicitados por telefone ou internet e, de acordo com o órgão, a mudança deve reduzir o tempo de análise dos pedidos.

Desde setembro de 2017, a análise para a concessão da aposentadoria por idade e do salário-maternidade já é feita automaticamente. A base dela são os dados disponíveis no sistema do próprio INSS e do governo. No entanto, antes era possível fazer o pedido dos benefícios por agendamento, que deixa de funcionar.

O órgão informa que, a partir do dia 24, outros serviços passarão a ser agendados também pela internet ou pelo telefone 135. Veja a seguir:

– Alterar meio de pagamento
– Atualizar dados cadastrais do beneficiário
– Atualizar dados do Imposto de Renda – atualização de dependentes
– Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
– Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
– Cadastrar Declaração de Cárcere
– Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
– Cadastrar ou Renovar Procuração
– Cadastrar ou Renovar Representante legal
– Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
– Desistir de Aposentadoria
– Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
– Pensão por Morte
– Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
– Reativar Benefício
– Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
– Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
– Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
– Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
– Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
– Transferir Benefício para outra Agência

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