Imigrante que escalou prédio na França para salvar criança, ganha cidadania

No último sábado, dia 27 de maio um imigrante malinês de 22 anos realizou um ato heroico ao norte de Paris. Ele escalou sem qualquer equipamento de segurança, apenas utilizando o próprio corpo, quatro andares de um prédio para evitar a queda de um menino francês que estava dependurado.

O imigrante se chama Mamoudou Gassama e ficou conhecido no mundo por seu feito. Foi então que na segunda feira, dia 28 de maio, após um encontro com o presidente Emmanuel Macron, ele acabou ganhando a cidadania francesa, pois estava ilegalmente no país desde o último mês de setembro.

Macron no encontro citou que o seu ato foi algo excepcional e que desde o último dia, sob a sua ordem, todo os documentos de Gassama estão regularizados e foi dado o início no processo de cidadania francesa. Macron ainda cita que ele se tornou um grande exemplo para os franceses e que por seu feito, nada mais justo do que a nação demonstrar o seu reconhecimento.

Além de ganhar a cidadania francesa, Gassama também ganhou um emprego no país, onde fará parte do corpo de bombeiros da região. Ele atualmente vive em um abrigo no 18º distrito de Paris.

A escalada do malinês durou menos de 30 segundos, confira o vídeo da ação:

No encontro com o presidente e em outras entrevistas pela França, Mamadou disse que agiu sem pensar pois se tratava de uma criança e ele disse que é apaixonado por crianças. O risco do resgate não foi avaliado, ele só ouviu as buzinas dos carros próximos ao prédio, viu a situação, atravessou a rua e escalou o prédio. Ele agradece a Deus por ter conseguido salvar a criança.

Em entrevista ao jornal “Le Parisien”, ele falou que gosta de correr, jogar futebol e que também vai a academia com frequência. Em entrevista ao BFMTV ele fala que após o resgate foi para a sala do apartamento, sentou-se e começou a tremer. Após algum tempo ele perguntou para a criança o porque daquela situação, mas ela acabou não lhe respondendo.

Após o resgate o menino foi atendido pelo corpo de bombeiros, que só veio a perder uma unha, dado a situação. Os bombeiros ainda elogiaram o ato de Mamadou e também a sua excelente condição física. Ele sofreu alguns arranhões, mas nada grave.

Mamadou vem sendo chamado de Homem Aranha da França desde então.

Os pais da criança

Como o ato foi uma irresponsabilidade dos pais, um inquérito foi aberto pela polícia francesa para apurar o caso. Segundo a polícia, o pai deu um depoimento após ser detido para interrogatório, onde deixou a criança sozinha por alguns minutos para que pudesse fazer compras. Neste tempo a criança subiu na sacada do prédio e ficou presa pelo lado de fora, sendo impossível o acesso pelo apartamento.

Na ocasião a mãe não estava em casa. Após os fatos, a justiça francesa retirou temporariamente a guarda da família sobre o menino.

Imigrantes na França

O ato do presidente também foi encarado como uma ótima atitude, pois após as inúmeras ameaças de grupos extremistas e após os ataques em Paris, o presidente vem endurecendo a política com relação aos imigrantes ilegais, fortalecendo as expulsões em massa.

Deixe um comentário