Saiba quantas calorias são queimadas em cada modalidade

Não faltam opções para quem deseja fazer atividades físicas e, com isso, melhorar seu condicionamento. Apesar de as pessoas não queimarem calorias da mesma maneira (existem as que emagrecem mais e as que demoram um pouco, por exemplo) é inegável que a prática de esportes ajuda, inclusive a fazer com que as pessoas diminuam a sua compulsão alimentar.

Falando de musculação, futebol, corrida, ciclismo, dança e natação, qual destes será que permite às pessoas diminuir mais as calorias? Será que existe um esporte que é mais indicado para quem busca emagrecimento? Realmente, existem modalidades quer fazem com que se queime mais calorias, mas não deve ser esse o único motivo para escolher um esporte: é recomendado ter a ajuda de um nutricionista ou então de um personal, como os de academia.

Para explicar quanto de calorias esses esportes mencionados permitem perder, o treinador Gustavo Luiz foi ouvido. Apesar disso, como falado, ninguém deve escolher um esporte somente porque ele causa mais queima de calorias: deve-se ter atenção às limitações físicas de cada indivíduo e, claro, ao prazer que aquela atividade física precisa causar.

Musculação

Esse exercício possibilita que se usem muitas intensidades, de acordo com a familiaridade prévia da pessoa. Além disso, ele é um dos que sempre estão incluídos nas programações quando se quer perder calorias, sendo mesmo eficiente.

Os mais experientes podem fazer treinos de mais tempo, até duas horas, com uma carga maior; no entanto, os que são iniciantes devem treinar até 30 minutos e com uma carga leve. É importante um profissional de Educação Física durante a musculação para dar as explicações. Por hora, perde-se de 150 até 500 calorias.

Bicicleta

Seja a ergométrica ou a bike comum, pedalar é uma atividade que muitas pessoas fazem por puro prazer. Porém, a queima calórica que se atinge por hora é bem maior que a da musculação: de 200 até as 600. Para que essa atividade física não seja perigosa, é necessário cuidar para que a articulação do joelho não seja muito forçada e para que as costas não estejam inclinadas demais no guidão.

Dança

As pessoas que praticam a dança regularmente ficam com seus corpos definidos e isso também é por conta da diminuição calórica. Outros benefícios que os dançarinos, mesmo os amadores, alcançam são o equilíbrio e também a coordenação, vendo-se grandes melhoras com relação à autoestima e ainda ao humor. Tratando-se da perda efetiva de calorias, ela é um pouco mais lenta: por hora, são de 150 a 350.

Natação

 

Ela é indicada comumente para duas finalidades: melhorar a capacidade respiratória (e é por isso que muitos pacientes com bronquite são encaminhados às piscinas) e definir o corpo. Além disso, são quase nulas as lesões nos nadadores porque não se tem impacto, como é recorrente nas outras modalidades.

Também não existe tanta força nas articulações, mas a eliminação real de calorias é conseguida quando há certa prática: aqueles que nadam há pouco tempo ficam cansados depressa e, como precisam descansar, o metabolismo acaba sendo “quebrado”. Em aspectos gerais, as calorias que se perde por hora são entre 250 e 600.

Corrida

A corrida é um dos esportes que os organismos mais aceitam: podendo ser em ritmos variados, ela é excelente para que a circulação seja melhorada. No entanto, a parte negativa dessa modalidade é que é mais fácil de as pessoas se machucarem. Sobre o gasto calórico, ele é de 300 até 600.

Futebol

Por causa do deslocamento constante, os jogadores conseguem eliminar até 450 calorias por hora e ainda deixar as articulações fortes.

Deixe um comentário