Notas de 0 Euro são vendidas em homenagem a Karl Marx

Nascido em 5 de maio de 1818, Karl Marx, o criador do comunismo como é conhecido, comemoraria no próximo mês 200 anos de vida. E como uma homenagem, a cidade alemã Trier, resolveu fazer um número limitado de notas de ZERO Euro com o rosto do comunista estampado.

Apesar de parecer uma notícia no mínimo curiosa, pois o fato das notas estarem sendo vendidas, faz com que o pensamento de Karl Marx seja contraditório. Mas deixando esta polêmica de lado, os valores para quem deseja adquirir uma nota de zero euro, será de três euros para que ela possa fazer parte de sua coleção.

Segundo relatos do governo, a cidade de Trier está com dificuldades para suprir a demanda das notas de 0 euro. Isto porque Karl Marx além do criador do comunismo é também a figura mais ilustre da cidade. A princípio foram imprimidas cinco mil notas roxas, das quais já foram vendidas em poucas horas.

Mas segundo o Departamento de Turismo de Trier, mais 20 mil notas estão sendo feitas, com a finalidade de suprir a demanda destas que não possuem valor comercial, mas contam com o rosto de Marx estampado para as comemorações de seus 200 anos.

A cidade também está vendendo outros itens comemorativos, entre eles está um pato de borracha barbado, com uma cópia do livro “O Capital” embaixo de suas asas.

A vida de Karl Marx

Dezessete dos seus primeiros anos de vida foram em Trier na Alemanha. Foi nesta pacata cidade que Marx começou a acreditar que o capitalismo seria substituído pelo socialismo e que os valores dos cidadãos seriam outros no futuro.

Entre os trabalhos mais conhecidos e que são referências até os dias atuais para quem segue os princípios do comunismo, estão as obras “O Manifesto Comunista”, que foi escrito junto com Friedrich Engels e publicado em 1848 e também a sua análise sobre o capitalismo chamada de “O Capital”, escrito e lançado duas décadas após a primeira obra.

Ao longo de sua vida de filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista, Marx não ganhou muito dinheiro, mas teve a oportunidade de estudar nas universidades de Bonn e Berlin, onde deu os seus primeiros passos ficando interessado nas ideias filosóficas dos jovens hegelianos.

Segundo Norbert Kaethler, diretor do Departamento de Turismo da cidade de Triers, este souvenir brinca com as críticas feitas por Marx ao capitalismo, mas a homenagem mantém viva a memória e os princípios que ele acreditava.

Uma história de amor e ódio

Karl Marx foi muito elogiado e igualmente criticado ao longo destes mais de cem anos de história. Entre altos e baixos, o filósofo é descrito como uma das figuras mais influentes na história da humanidade. Diversos partidos políticos de várias partes do mundo, vários intelectuais, sindicatos, escolas e outros cidadãos foram influenciados por suas ideias, conhecidas como marxismo.

A base das ideias é de Marx, mas ao longo dos anos as suas ideias foram sendo aprimoradas e ao lado de Émile Durkheim e Max Weber, outros fortes influenciadores de uma sociedade mais comunitária, é que a ciência social moderna vem sendo transformada no que é até os dias de hoje.

Deixe um comentário