Córeia do Norte Finalmente Concorda em Parar com os Testes Nucleares

A Coreia do Norte não fará mais seus testes nucleares a partir de 21 de abril. Isso é o que Kim Joun-um garantiu, dizendo que nem mesmo os misseis intercontinentais continuarão sendo testados. Isso era o que o presidente norte-americano Donald Trump, juntamente a outras nações, desejava há meses, em uma espécie de negociação que se tornou uma guerra de forças e que já estava causando preocupação aos outros países.

A notícia não é uma das famosas fake News, inclusive porque já foi confirmada pela agência estatal norte-coreana, além de Trump ter dado a notícia via Twitter. Para que as outras nações tenham ainda mais certeza de que essa suspensão de atividades nucleares é verdadeira, a própria base de teste ficará fechada.

O que é possível questionar é se a Coréia do Sul teve alguma participação positiva ou se, ao menos, foi uma influência positiva. A razão é que as duas Coreias, que não tinham boa relação há décadas, retomaram as suas conversas diplomáticas e, um dia antes desse anúncio, elas voltaram até mesmo a ter uma linha telefônica. Contudo, a notícia oficial é a de que a decisão de Kim foi tomada apenas enquanto o Partido dos Trabalhadores do país estava fazendo suas discussões em um comitê.

Estados Unidos

Depois de tantas ameaças trocadas entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, justamente devido aos testes nucleares, a relação entre os dois governantes melhorou bastante e eles se encontrarão em breve. Aliás, quem deu a ideia desse encontro foi o próprio Kim, coisa que é muito notável pelo fato de ele ser um ditador e, claro, muito fechado.

Porém, as relações diplomáticas “presenciais” com os Estados Unidos já estão em curso, mesmo que não sejam ainda com Trump: Mike Pompeo, que será o próximo secretário de Estado, já se encontrou com o ditador e, de acordo com o presidente norte-americano, tudo caminhou muito bem.

Boa vizinhança

Não era apenas com os Estados Unidos que a Coreia do Norte tinha uma relação nada diplomática: o mesmo ocorria com outros países próximos, como a China e também a Coreia do Sul. No caso da Coreia do Sul, o que pode ter feito com que esses dois países retomassem a sua comunicação foram as Olimpíadas de Inverno: afinal, as duas nações tiveram uma única delegação para representa-los.

A respeito da China, as notícias oficiais são de que Kim e Xi Jinping tiveram uma reunião em Pequim que era considerada secreta. Contudo, uma notícia bem promissora saiu desse encontro: a de que a Coreia do Norte realmente está empenhada em acabar com suas atividades nucleares.

Vantagens para o mundo e por que Kim está desnuclerizando?

 

É um pouco difícil compreender porque o ditador norte-coreano está abrindo mão dos seus testes com mísseis e de toda a atividade nuclear, inclusive depois de tanto mal-estar com diversos países. Porém, uma razão plausível é a sanção econômica que várias nações vinham fazendo à Coreia do Norte.

Apesar de toda a resistência do ditador, é claro que um país tão fechado quanto o dele teria sérios problemas por causa das sanções econômicas, especialmente a longo prazo. Sendo assim, é mesmo inteligente que se façam relações diplomáticas.

De toda forma, é verdade que o mundo inteiro pode ficar um pouco menos tenso agora: a perspectiva de um conflito nuclear era algo que já preocupava muitos governantes. Deve-se recordar que os mísseis da norte-coreanos estavam tendo sucesso em seus lançamentos e, sendo assim, o país se tornava ainda mais ameaçador quando se considerava a segurança do mundo.

Deixe um comentário