Urgente:Barragem de Vale em Barão de Cocais corre o risco de rompimento

A sirene dispara e a barragem da Vale, localizada na região de Barão do Cocais, avança para o último nível antes do rompimento.

O nível de alerta da barragem Sul Superior da mina chamada Gongo Soco, pertencente à Vale, na cidade de Barão de Cocais, localizada na região central de Minas Gerais, se elevou para o nível três, considerado o nível máximo, o último patamar antes da ocorrência de um eventual rompimento, segundo dos códigos da mineração.

As sirenes de emergência já foram devidamente acionadas na referida cidade e as autoridades responsáveis estão se dirigindo até o local, que fica aproximadamente a 70 km de Belo Horizonte, para averiguar a situação que a barragem se encontra.

Leia também:

De acordo com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), a barragem citada acima possui 85 metros de altura e um número superior a 6 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Além de tudo isso, segundo informa o órgão, o poder de destruição da barragem, caso ocorra um rompimento, é super alto.

A prefeitura de Barão de Cocais emitiu uma nota afirmando o seguinte: “A Defesa Civil do Estado já está a caminho e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta”.

Na data de 8 de fevereiro, cerca de 452 habitantes das comunidades de Tabuleiro, Piteiras e Vila Congo, no município de Barão de Cocais, foram obrigados a sair às pressas do local, após o alarme ter sido emitido pela Vale S.A.

Na nota emitida pela prefeitura da cidade, eles declaram que o alerta foi dado, como consta no protocolo, porém ainda não houve rompimento. Segundo eles, em breve terão mais informações sobre as causas do alerta em questão.

Deixe um comentário