Co criador de Homem Aranha e Doutor Estranho morre aos 90 anos

Uma notícia triste para os amantes do “cabeça de teia”, seu co criador Steve Ditko, veio a falecer no último dia 27 de junho, porém o caso só foi divulgado na mídia nesta última sexta-feira (06 de julho). O quadrinista é uma das mentes responsáveis por criar o icônico Homem Aranha, ao lado de Stan Lee.

Steve Ditko faleceu aos 90 anos, com informação dada e confirmada pela polícia de Nova York em nota a revista “The Hollywood Reporter”. A causa da morte não foi divulgada, porém a polícia informou que ele foi encontrado em seu apartamento no último dia 29 de junho, e acredita que ele faleceu uns dois dias antes de ser achado.

Steve Ditko, uma mente brilhante

O quadrinista que apesar de não ser tão conhecido aqui no Brasil, é nada menos do que o principal criador dos personagens Homem Aranha e Doutor Estranho. Ele trabalhou como ilustrador da Marvel Comics, mas em 1961 acabou recebendo um pedido bem interessante pelo então editor chefe, nada menos do que Stan Lee, para que ele o ajudasse a criar um herói adolescente, que tinha poderes aracnídeos, o futuro e famosíssimo Homem Aranha.

Steve Ditko é autor de todo o visual do personagem, como o uniforme azul e vermelho, a máscara, trejeitos, o lançador de teias e também boa parte dos vilões do personagem, como o Homem Areia, o Lagarto, Doutor Octopus e também o lendário Duende Verde.

Então na época, com seu jeito simples e cativante, o Homem Aranha acabou se tornando um dos personagens mais conhecidos e rentáveis de toda a editora Marvel.

E as criações de Steve Ditko não param por aí, cerca de dois anos após o sucesso do Aranha, ao lado de Stan Lee ele também ajudou a criar o Doutor Estranho, o mago psicodélico que ajuda a proteger a terra das ameaças do mundo paralelo e místico.

Carreira de Steve Ditko

Porém após uma briga com Lee, que nunca foi explicada, o quadrinista acabou deixando a Marvel e as relações ficaram difíceis, algo que deixou os dois por anos sem se falar.

Mas após anos trabalhando em outras editoras, inclusive a DC Comics, Steve acabou retornando à Marvel no ano de 1979 e realizando diversos trabalhos de freelancer nos anos 90. Uma de suas últimas criações na editora foi a Garota Esquilo, que apesar de não ser tão conhecida, acabou sendo evidenciada nos últimos anos.

Porém Ditko nunca buscou ter fama. O americano sempre foi muito recluso e depois dos anos 70, teve pouquíssimas aparições na mídia, deu poucas entrevistas e ficou de fora de todas as campanhas de divulgação dos filmes do Homem Aranha, desde a primeira geração até esta e também do atual Doutor Estranho.

Mas mesmo não sendo tão “famoso” quanto Stan Lee, que aparece até hoje nos filmes da Marvel, sendo um marco em cada uma de suas criações, o mundo inteiro acabou conhecendo as principais ilustrações de Ditko e o amado Homem Aranha!

Deixe um comentário