Levir Culpi é o novo treinador do Atlético-MG

Após demitir Thiago Larghi, o Atlético-MG anunciou, em menos de duas horas, o treinador Levir Culpi, que irá para a sua quinta passagem pelo Galo. O novo comandante chega nesta quinta-feita à cidade do Galo para assinar contrato até o final de 2019.

Levir Culpi, de 65 anos, já dirigiu a equipe em 288 jogos (com 154 vitórias, 60 empates e 74 derrotas, com 60% de aproveitamento) tendo conquistado seis títulos. A primeira passagem foi em 1994. Ficou até 1995 e voltou em 2001. Saiu em 2002 e retornou em 2006, dirigindo o Galo no Campeonato Brasileiro da Série B, competição em que foi campeão. Permanecem até 2007. A última vez que comandou o time mineiro havia sido em 2014, tendo ficado até o final de 2015, com o vice do Brasileiro da Série A – na ocasião, ao anunciar sua saída, disse que iria escrever um livro sobre sua história no Atlético-MG.

– Eu acho que eu preciso aproveitar esta oportunidade e agradecer. Só tenho palavras de agradecimento, porque não é normal um técnico treinar sete vezes dois clubes da envergadura do Atlético-MG e do Cruzeiro. Essa é a quarta vez que eu estou no Atlético-MG, e, sabe, os momentos que nós tivemos aqui, as decepções, as falhas que eu tive, as falhas que nós tivemos, e as conquistas que nós chegamos. Acho que é uma coincidência irônica, hoje, por exemplo, está completando um ano da nossa conquista da Copa do Brasil, que está, claro, entre as maiores conquistas do clube, da maneira como ela foi. Vai ser inesquecível. E eu estava lá. Então, é isso que eu digo. Eu não posso lamentar a minha saída (…) Sinceramente, é ruim falar muito neste momento. É uma rotina tão desgastante no futebol brasileiro, que não vale a pena ser repetitivo. Vale a pena, sim, aproveitar esse momento para agradecer às pessoas que eu não tive a oportunidade, de abraçar as pessoas que me ajudaram, (…) e que estiveram comigo e estarão sempre comigo. Então, é isso. É um até logo. Vou voltar por aqui. Vou estar torcendo para todo mundo. Enfim, é um tempo que passou. Eu ainda tenho um plano, e esse plano eu vou tornar realidade. Eu ainda vou escrever mais um livro sobre este retorno, que tive pra cá, sobre esses momentos, grandes momentos que nós tivemos, principalmente da temporada passada, até agora – disse em pronunciamento à époica.

Além do caneco da segunda divisão, Levir Culpi conquistou: o Campeonato Mineiro de 1997, 2007 e 2015 e a Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana de 2014.

Deixe um comentário