Tabela com preço mínimo dos fretes é divulgada pela ANTT

A tabela com os valores mínimos dos fretes para os caminhoneiros foi elaborada e divulgada pela ANTT nesta terça feira, dia 30 de maio de 2018. A tabela com o preço mínimo a ser cobrado nos fretes fazia parte das exigências dos caminhoneiros durante a greve que já dura 10 dias, mas que vem perdendo força desde a última segunda feira.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acabou de definir como serão cobrados os fretes. O Governo cita que a tabela tem caráter obrigatório e obriga as empresas a praticarem os valores nela contidos.

A tabela será publicada nesta quinta feira (31 de maio) feriado de Corpus Christi, no Diário Oficial da União, através de uma resolução com base na Medida Provisória (MP), publicada no dia 27 pelo então presidente Michel Temer, na tentativa de parar a greve.

Como irá funcionar a tabela de fretes?

O Governo Federal informa que a tabela apresentada pela ANTT define os valores mínimos para quilômetro rodado nos fretes, valores dos quais são cobrados por eixo.

Os valores da tabela, tem validade até o próximo dia 20 de janeiro de 2019, onde a ANTT irá reavaliar os valores com base na economia e então atualiza-los. Mas esta atualização só ocorrerá no ano que vem. A base dos valores para a tabela foi definido através do levantamento dos custos base das operações de transporte.

Quais os valores mínimos da tabela de fretes?

A tabela publicada da ANTT está dividida entre Cargas Gerais, Cargas Granel, Cargas Neogranel, Cargas Frigorificadas e Cargas Perigosas. Os valores ficaram definidos em:

tabela frete 1 e 2

tabela frete 3 e 4

tabela frete 5

O link oficial para a tabela 2018 de fretes é o:

Deixe um comentário