Concurso: PM de Minas Gerais abre 30 vagas

A Polícia Militar de Minas Gerais está com edital aberto para o preenchimento de 30 vagas, com salários que chegam a R$8.874,60. Os postos são para profissionais graduados em medicina e psicologia, com distribuição em diversas cidades do estado.

As inscrições no processo seletivo terão início no dia 6 de novembro e terminam em 5 de dezembro e, para realizá-la, os candidatos devem acessar o site do Centro de Recrutamento e Seleção da PMMG. No período destacado, devem fornecer os dados necessários e pagar a taxa de inscrição de R$226,24. No entanto, candidatos com baixa renda podem solicitar a isenção, realizada exclusivamente entre os dias 9 e 12 de novembro.

O interessado deve comparecer a uma das unidades da PMMG entre 8h30 e 17h com a documentação necessária (original e cópia) de: declaração redigida e assinada indicando que não possui benefício previdenciário, exceto seguro-desemprego; cópia da carteira de trabalho mostrando foto, qualificação civil, anotação do último contrato de trabalho e da data de saída, assim como a página seguinte e outro documento para comprovação; qualquer documento com número PIS/Pasep que comprove o vínculo empregatício; print da tela de inscrição e questionário do Anexo E no edital.

Confira os cargos disponíveis para cada especialidade:

Medicina:

  • Anátomo-patologia
  • Anestesiologia
  • Cirurgia geral
  • Cirurgia pediátrica
  • Ginecologia
  • Neurologia
  • Oftalmologia
  • Ortopedia
  • Patologia clínica (medicina laboral)
  • Pediatria
  • Psiquiatria
  • Urologia
  • Clínica média (pronto atendimento)

Psicologia

  • Clínica

As vagas se distribuem entre as cidades de Belo Horizonte, Muriaé, Itajubá, Ponte Nova, Patos de Minas, Montes Claros e Unaí.

Entre as atribuições designadas aos concursados na área de Medicina, destacam-se a assistência à saúde hospitalar e ambulatorial, promoção e prevenção de doenças, participação em comissões multidisciplinares, preceptoria e supervisão de acadêmicos e residentes, elaboração de protocolos, diretrizes, participação em treinamentos, entre outras atribuições.

Já os psicólogos clínicos deverão atuar nas áreas de psicologia clínica, educacional, de aviação, hospitalar, além de realizarem atendimentos de urgência. Também caberá aos selecionados como psicólogo assessorar os demais níveis hierárquicos, realizar atividades organizacionais, desenvolver normatizações e realizar avaliações psicológicas para diagnósticos, perícias, porte de armas, entre outras demandas.

Saiba mais sobre as provas

O concurso da PMMG será dividido em 4 etapas. A primeira delas é a prova de conhecimentos, que deve ser realizada no dia 10 de fevereiro de 2019 na capital mineira, Belo Horizonte. Composto por 40 questões objetivas, o exame integrará conteúdos de Língua Portuguesa, Direitos Humanos e Conhecimentos Específicos. A divulgação do gabarito oficial está prevista para o dia 11/02/19, enquanto que a lista final deve sair 13/03/19.

Os aprovados passam para a segunda etapa, que consiste na prova teórico-prática – com avaliações específicas para cada vaga – e de títulos, que garante pontuação de acordo com a trajetória acadêmica do candidato.

No terceiro momento, os aprovados passarão por Exames de Saúde, Avaliação Física Militar (AFM), Avaliação Psicológica e Exame Toxicológico. Na etapa de avaliação física, serão realizados exercícios para avaliar resistência abdominal, cardiorrespiratória, entre outros aspectos da saúde do candidato.

Por fim, os selecionados em todas as etapas passam para o Estágio de Adaptação de Oficiais, com início no dia 29 de julho de 2019. Após esse período, os candidatos assumem os postos como 2º Tenente do Quadro de Oficial de Saúde.

 

 

Deixe um comentário