Concurso Público 2018 da Polícia Federal é autorizado

A longa espera por aqueles que desejam realizar o Concurso Público da Polícia Federal chegou ao fim. Nesta sexta feira, dia 20 de abril de 2018, foi publicado na portaria nº 8.380 do Diário Oficial da União a autorização para a realização do concurso 2018.

O concurso irá oferecer 500 vagas para cargos de nível superior, rateado entre agentes, delegados, escrivão, peritos criminais e papiloscopistas. A publicação do edital deverá ocorrer até o próximo dia 20 de outubro, prazo máximo para a abertura de inscrições que é de seis meses.

Portanto para aqueles que aguardavam o momento, chegou a hora de começar a tirar os livros das prateleiras, realizar atividades para melhoramento da condição física e manter a mente focada no objetivo.

Nos últimos concursos da Polícia Federal, quem realizou a aplicação das provas e ficou responsável por toda a organização, foi o Cebraspe. Os últimos concursos aconteceram nos anos de 2013 e 2014, quando foram lançados editais para agente administrativo de nível médio, e também para perito criminal, delegado, escrivão, engenheiro, psicólogo e administrador para nível superior.

Como serão avaliados os candidatos?

Aqueles que pretendem se preparar para o Concurso da Polícia Federal nos próximos seis meses, devem estar cientes de que os candidatos além da avaliação por provas objetivas e discursiva, também deverão ser avaliados através de exames médicos, aptidão física e avaliação psicológica.

Para aqueles que pretendem a vaga de escrivão, também será realizado uma prova prática de digitação. Já aqueles que estiverem interessados na vaga de delegado, será exigido também uma avaliação de títulos, prova oral e curso de formação profissional na Academia Nacional de Polícia, em Brasília.

Como o concurso é para ensino superior, o candidato também deverá ter algum curso superior finalizado, de acordo com as exigências da PF para cada vaga.

Quantidade de vagas por cargo na PF

  • 180 vagas para agente
  • 150 vagas de delegado
  • 80 vagas para escrivão
  • 60 vagas para perito criminal
  • 30 vagas para papiloscopista

Quais serão os requisitos além da avaliação?

Quem se candidatar a vaga de delegado, será necessário nível superior em direito. Para perito criminal, as graduações serão ainda divulgadas no edital. Já para as vagas de agente, escrivão ou papiloscopista, a exigência é que o candidato tenha ensino superior em qualquer área.

Tudo estará bem explicado na área dedicada para concursos no site da Polícia Federal.

Restrições

Como estamos em ano de eleições, o concurso público da Polícia Federal poderá sofrer algumas restrições quanto as nomeações dos aprovados. Em ano de eleições, fica restrito a contratação de servidores públicos federais e/ou estaduais com três meses antes do pleito, até que seja feito a posse dos candidatos eleitos. Ou seja, depois do dia 7 de julho, até 1º de janeiro de 2019, os concursados ficam impostos de assumirem seus cargos.

Caso o resultado final do concurso seja feito antes do dia 7 de julho, as nomeações poderão ocorrer em qualquer data deste ano. Pode ser também que por conta das várias etapas do concurso, o período para assumir os cargos seja após do dia 01 de janeiro, eliminando as restrições por conta das eleições.

Deixe um comentário