Marca de caminhões da Volkswagen investirá pesado no Brasil após saída da Ford

Uma marca de caminhões da Volkswagen, a famosa Scania, anunciou hoje que investirá 1,4 bilhão de reais (US $ 344,14 milhões) com o objetivo de modernizar sua fábrica brasileira localizada em São Bernardo do Campo, uma cidade industrial próxima à São Paulo.

Leia também:

Marca de caminhões da Volkswagen quer modernizar sua fábrica

O investimento no centro histórico da indústria automobilística brasileira segue a decisão da Ford Motor Co de sair do negócio de caminhões pesados ​​na América do Sul e fechar sua fábrica na mesma cidade, o que poderia beneficiar os demais participantes do setor, como a marca de caminhões da Volkswagen, por exemplo.

Durante os primeiros quatro meses de 2019, as vendas de caminhões pesados ​​de uma marca de caminhões da Volkswagen, a Scania, aumentaram 31% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados compilados pela associação local de fabricantes de automóveis Anfavea.

O investimento ocorre em um momento em que o estado de São Paulo, que há muito tempo dominava a indústria automobilística brasileira, viu fábricas de automóveis montarem fábricas em outros lugares, atraídas por incentivos fiscais.

No início deste ano, a General Motors Co ameaçou grandes cortes em suas fábricas em São Paulo. Isso levou o governador do estado, João Doria, a negociar agressivamente, terminando com o lançamento de um novo pacote de incentivos para montadoras no estado. A GM decidiu então investir US $ 2,7 bilhões para aproveitar o programa tributário.

O início dos investimentos

O novo investimento da marca de caminhões da Volkswagen começará em 2021 e terminará em 2024, após os investimentos de 2016 a 2020, que totalizam 2,6 bilhões de reais, informou a empresa em comunicado conjunto com o governo do estado de São Paulo.

O último compromisso financeiro da marca de caminhões da Volswagen a visa a reforma de sua linha de montagem, além da introdução de uma nova geração de caminhões na América Latina.

A empresa sueca está entre as maiores empresas de caminhões do Brasil, atrás da Mercedes-Benz e da Volvo.

Deixe um comentário