FIES – Como solicitar em 2019?

Muitos jovens têm aproveitado as oportunidades para ingressarem em um curso superior, por meio do Enem, Prouni e o FIES. Saiba como se inscrever no programa, e se preparar para 2019.

Informações aos interessados

Os interessados em se inscreverem no FIES, devem acessar o site: http://fies.mec.gov.br/, e clicar na aba, primeiro acesso. Digite o CPF, e a data de nascimento.

O sistema, buscará automaticamente o desempenho do estudante do último Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Crie um usuário com o e-mail e a senha.

Confirme o link enviado para o e-mail do candidato, e acesse-o para ativar o programa. Depois, acesse o site do FIES novamente, e clique na aba já sou cadastrado. Digite o nome do usuário de e-mail, e a senha registrada.

Preencha o formulário com os seus dados pessoais, incluindo a renda de cada pessoa da família, ou seja, do mesmo domicílio. Agora, o estudante deve escolher um dos modelos do FIES, podendo também selecionar até três opções de curso (que pode ser alterado até a data limite).

Requisitos para participar do FIES

– Ser participante do Enem desde 2010.

– Ter conseguido uma média de notas nas provas, igual ou superior a 450 pontos, e na redação acima de zero.

– Ter uma renda per capita de até três salários mínimos (pagamentos sem juros); Ou, de três a cinco salários mínimos per capita (pagamento junto ao banco).

– Após a conclusão do curso, o participante do FIES pagará ao programa as parcelas relacionadas ao seu curso, de acordo com a sua renda atual.

– Até a data de encerramento das inscrições do FIES (28 de fevereiro de 2019), o sistema informará todos os dias a nota de corte parcial dos cursos participantes do programa.

– É necessário que o candidato não tenha concluído o ensino superior, e não tenha sido já beneficiado pelo FIES.

– Candidatos que já foram beneficiados pelo FIES, e já quitaram o financiamento;

– Candidatos que já concluíram o ensino superior, mas não por meio do FIES;

– Quem já é beneficiário do Prouni, pode se candidatar a uma vaga no FIES, para parcelar os 50% restantes, do curso superior escolhido (para a mesma instituição de ensino, não um programa para cada universidade, ao mesmo tempo).

A lista de aprovados para o programa do FIES sairá dia 12 de março (resultados parciais sairão dia 5 de março) de 2019. Mais de 100 mil jovens brasileiros, já foram beneficiados com o programa, a adentrarem em universidades privadas de todo o país.

O FIES foi criado em 1976, com o nome de Crédito Educativo. No governo de Fernando Henrique Cardoso (1999), foi reconfigurado, melhorado e ampliado, posteriormente reforçado no governo de Luís Inácio Lula da Silva.

É preciso apenas, que o estudante se empenhe para conseguir as melhores notas no Enem, e no vestibular, para que o sonho de se formar seja realizado, obtendo os resultados desejados, realizando sonhos e adquirindo conhecimento, através da universidade para todos.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário