Agora, os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já podem realizar alguns serviços simples pela internet, no endereço https://meu.inss.gov.br. Emissão de extrato previdenciário e agendamento do mesmo são duas das possibilidades online disponíveis a partir desta segunda-feira, 16/07. A intenção da nova medida sistemática é reduzir o fluxo nas agências físicas do Instituto, bem como facilitar e agilizar o atendimento.
O CNIS, extrato de vínculos e contribuições à Previdência, é um relatório muito utilizado pois indica todos os vínculos trabalhistas e previdenciários do cadastro individual. De acordo com informações do Instituto, nos últimos 12 meses, “foram mais de 9 milhões de atendimentos para a obtenção dos extratos e mais de 9 milhões para pedidos de benefícios nas agências do INSS”. Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil também oferecem a consulta.
No entanto, o INSS manterá a possibilidade de agendamento e obtenção do extrato por telefone, no número 135.
Como acessar
Para ter acesso a esses serviços online, o segurado precisa estar cadastrado no site Meu INSS. O Instituto recomenda ter alguns documentos em mãos, assim como a carteira de trabalho, pois um questionário é feito no sentido de conferir a identidade do usuário. Podem ser solicitados:
- datas de recebimento de benefícios
- datas de realização de contribuições
- empresas onde trabalhou
- valores recebidos, etc.
Em um primeiro momento, é solicitado nome completo, número do CPF, data e local de nascimento e nome da mãe. Assim, é possível obter uma senha provisória.
É preciso estar atento às informações na hora do cadastro pois, ao errar mais de uma pergunta, o segurado terá de esperar 24 horas antes de uma nova tentativa. Na persistência do erro, deverá ligar para o 135 e até mesmo precisará ir a agência para conseguir efetuar o cadastro.
Mas, se todas as informações forem inseridas corretamente, o processo é simples e logo o usuário consegue obter uma senha definitiva – pessoal e intransferível. Além dos serviços mencionados, que estão entre os mais pedidos, outras consultas e pedidos também serão feitoss apenas com agendamento prévio no site ou por telefone:
- Histórico de Crédito de Benefício
- Carta de Concessão
- Extrato de Empréstimo Consignado
- Extrato de Imposto de Renda e Consulta Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta
- Mudança da agência de relacionamento
- Mudança do meio de pagamento
- Pedido de salário-maternidade
- Pedido de aposentadoria
Nesses dois últimos casos, o beneficiário pode ser solicitado a comparecer a uma das agências do INSS para complementar a documentação ou esclarecer alguma informação.
Mudanças previstas
A partir da Instrução Normativa nº96 foi determinado que o portal Meu INSS seria a principal via de acesso a serviços pelos segurados. Nesse sentido, emissão de extratos e solicitação de outros serviços têm sido centralizados na plataforma. Desenvolvida pela Dataprev, já conta com mais de 10 milhões de usuários e pode ser acessada tanto por computador e notebook quanto por celulares e tablets, por meio do aplicativo homônimo.
Com essa nova proposta, o segurado pode acompanhar todas as informações relacionadas a seus vínculos trabalhistas via internet.